Te­mer vai ten­tar sus­pen­der en­vio de de­nún­cia à Câmara

Folha de Londrina - - Política - Bru­no Boghos­si­an Fo­lha­press

- A de­fe­sa de Mi­chel Te­mer pe­di­rá ao STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) que a nova de­nún­cia apre­sen­ta­da con­tra o pre­si­den­te não se­ja en­vi­a­da à Câmara en­quan­to não for con­cluí­do um jul­ga­men­to que po­de afe­tar a va­li­da­de das pro­vas pro­du­zi­das com a de­la­ção da JBS.

O ad­vo­ga­do An­to­nio Cláudio Ma­riz de Oli­vei­ra, que re­pre­sen­ta Te­mer, dis­se que vai apre­sen­tar uma pe­ti­ção ao tri­bu­nal pa­ra sus­pen­der es­se pas­so do pro­ces­so, ape­nas “por cau­te­la”.

Ele diz acre­di­tar que o Su­pre­mo não da­rá pros­se­gui­men­to à de­nún­cia, que pre­ci­sa ser apro­va­da no ple­ná­rio da Câmara, en­quan­to a ques­tão não for ana­li­sa­da pe­los mi­nis­tros do tri­bu­nal.

“Es­sa de­nún­cia está cal­ca­da em pro­vas que es­tão sen­do con­tes­ta­das, e são al­vos de pro­ce­di­men­tos aber­tos pe­lo pró­prio pro­cu­ra­dor-ge­ral e pe­la pre­si­den­te do Su­pre­mo”, afir­mou Ma­riz.

Na pró­xi­ma quar­ta-fei­ra (20), o STF de­ve re­to­mar o jul­ga­men­to de uma ques­tão de or­dem le­va­da ao ple­ná­rio pe­lo mi­nis­tro Ed­son Fa­chin, re­la­tor do ca­so, so­bre a pos­si­bi­li­da­de de sus­pen­der no­vas me­di­das do pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca, Ro­dri­go Ja­not, até que se de­ci­da so­bre a va­li­da­de das pro­vas da de­la­ção da JBS.

A de­fe­sa de Te­mer ale­ga que as pro­vas en­tre­gues pe­los de­la­to­res da JBS não de­vem ser con­si­de­ra­das pe­la Jus­ti­ça. Os ad­vo­ga­dos afir­mam que a co­la­bo­ra­ção de exe­cu­ti­vos da em­pre­sa foi di­re­ci­o­na­da por in­te­gran­tes da PGR.

A ses­são que dis­cu­tia es­se ca­so foi en­cer­ra­da na úl­ti­ma quar­ta (13) an­tes que os mi­nis­tros vo­tas­sem. Co­mo não hou­ve de­ci­são, não ha­via im­pe­di­men­tos pa­ra que Ja­not apre­sen­tas­se uma nova de­nún­cia con­tra Te­mer -des­ta vez por or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa e obs­tru­ção de Jus­ti­ça.

Pa­ra que Te­mer vi­re réu por es­ses cri­mes, a Câmara de­ve au­to­ri­zar a aber­tu­ra de uma ação pe­nal con­tra o pre­si­den­te no Su­pre­mo. Pa­ra is­so, são ne­ces­sá­ri­os os vo­tos de ao me­nos 342 de­pu­ta­dos. No iní­cio de agos­to, os de­pu­ta­dos re­jei­ta­ram o pros­se­gui­men­to de uma de­nún­cia por cor­rup­ção con­tra Te­mer.

Bra­sí­lia “Es­sa de­nún­cia está cal­ca­da em pro­vas que es­tão sen­do con­tes­ta­das”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.