Rei­tor da UFSC é pre­so sob sus­pei­ta de des­vi­os

Ope­ra­ção da PF apu­ra uso in­de­vi­do de re­cur­sos de pro­gra­mas de edu­ca­ção a dis­tân­cia

Folha de Londrina - - Geral - Fo­lha­press

São Pau­lo -

A PF (Po­lí­cia Fe­de­ral) pren­deu o rei­tor da UFSC (Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de San­ta Ca­ta­ri­na), Luiz Car­los Can­cel­li­er de Oli­vo, e ou­tras seis pes­so­as li­ga­das à ins­ti­tui­ção nes­ta quin­ta-fei­ra (14). Se­gun­do a ins­ti­tui­ção po­li­ci­al, o gru­po é sus­pei­to de des­vi­ar re­cur­sos de pro­gra­mas de edu­ca­ção a dis­tân­cia. A ope­ra­ção apu­ra ex­tra­vio de re­pas­ses fe­de­rais de R$ 80 mi­lhões. tu­to­ria pa­ra pes­so­as sem qu­al­quer vín­cu­lo com o en­si­no su­pe­ri­or a dis­tân­cia, e pa­ren­tes de pro­fes­so­res do pro­gra­ma re­ce­be­ram “quan­ti­as ex­pres­si­vas” em bol­sas.

Pro­fes­so­res ain­da fo­ram co­a­gi­dos a re­pas­sar me­ta­de das bol­sas a en­vol­vi­dos nas frau­des, se­gun­do a PF.

Na ação, os agen­tes da PF, que atu­a­ram em con­jun­to (Ran­king Uni­ver­si­tá­rio Folha). Por meio da as­ses­so­ria de im­pren­sa, a UFSC dis­se que foi “to­ma­da por ab­so­lu­ta sur­pre­sa” pe­la pri­são do rei­tor e afir­mou que a ad­mi­nis­tra­ção cen­tral da uni­ver­si­da­de ti­nha co­nhe­ci­men­to de apu­ra­ção da Cor­re­ge­do­ri­aGe­ral da ins­ti­tui­ção so­bre “su­pos­tas ir­re­gu­la­ri­da­des ocor­ri­das em pro­je­tos exe­cu­ta­dos des­de 2006”. “Sem­pre man­ti­ve­mos a pos­tu­ra de trans­pa­rên­cia e co­la­bo­ra­ção, no sen­ti­do de per­mi­tir a de­vi­da apu­ra­ção de quais­quer fa­tos”, in­for­mou a UFSC em no­ta. A no­ta in­for­ma ain­da que a vi­ce-rei­to­ra, Ala­co­que Lo­ren­zi­ni Erd­mann, está em mis­são no ex­te­ri­or e que, por is­so, o pró-rei­tor Ro­gé­rio Cid Bas­tos as­su­miu in­te­ri­na­men­te a rei­to­ria.

Além dos cri­mes pon­tu­ais iden­ti­fi­ca­dos na UFSC, a in­ves­ti­ga­ção re­ve­lou ain­da uma sé­rie de vul­ne­ra­bi­li­da­des nos ins­tru­men­tos de con­tro­le e fis­ca­li­za­ção dos re­pas­ses efe­tu­a­dos pe­la Co­or­de­na­ção de Aper­fei­ço­a­men­to de Pes­so­al de Ní­vel Su­pe­ri­or (Ca­pes) no âm­bi­to do pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de Aber­ta do Bra­sil. Tam­bém cha­mou a aten­ção dos po­li­ci­ais a pres­são que a al­ta ad­mi­nis­tra­ção da UFSC exer­ceu so­bre in­te­gran­tes da Cor­re­ge­do­ria da Uni­ver­si­da­de que re­a­li­za­vam in­ter­na­men­te a apu­ra­ção ad­mi­nis­tra­ti­va, o que re­sul­tou na pri­são de in­te­gran­te da al­ta ges­tão da ins­ti­tui­ção.(Com

Agên­cia Estado)

Do­cen­tes, fun­ci­o­ná­ri­os de fun­da­ções e em­pre­sá­ri­os te­ri­am atu­a­do em con­jun­to pa­ra des­vi­ar va­lo­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.