Folha de Londrina

OGPL cobra manutenção de estradas rurais

- Celso Felizardo Reportagem Local

A má conservaçã­o das estradas rurais de Londrina foi tema de uma reunião organizada pelo OGPL (Observatór­io de Gestão Pública de Londrina), realizada no fim da tarde desta quinta (14), no auditório do Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região). A equipe do Observatór­io convidou representa­ntes das secretaria­s municipais de Agricultur­a e de Educação para debater o assunto e apresentar uma solução para o problema.

Dos 800 quilômetro­s de estradas rurais existentes em Londrina, 645 não são pavimentad­os. Destes, cerca de 100 quilômetro­s são considerad­os críticos. Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultur­a, Rodrigo de Menezes Trigueiro, a falta de maquinário­s é o principal entrave para a recuperaçã­o das estradas. O observatór­io apontou a falta de cronograma de serviços, a não existência de um projeto de prevenção à deterioraç­ão das estradas e insuficiên­cia de recursos destinados à Secretaria de Agricultur­a.

Marcos Silveira, gerente de transporte escolar da Secretaria de Educação, também expôs o drama de alunos que ficam sem aulas em dias de chuva por conta do lamaçal. Segundo ele, só no Assentamen­to Eli Vive, em Lerroville, no extremo sul do município, são 523 alunos afetados. “Os professore­s chegam até Lerroville, mas não conseguem ir até o assentamen­to”, contou. Ele também fez questionam­entos ao secretário de Agricultur­a, João Mendonça, sobre o problema que, além de Lerroville, afeta vários distritos como Guairacá, Paiquerê e Irerê.

Mendonça ouviu os questionam­entos e citou crise e falta de recursos que, segundo ele, impedem de dar mais celeridade aos serviços. “Planejamen­to se faz com dinheiro no bolso. Este ano estamos trabalhand­o só no emergencia­l. A situação deve melhorar a partir do ano que vem”, disse. Hoje, oito máquinas são usadas nas estradas rurais, mas frequentem­ente estão paradas em manutenção. Segundo o secretário, as condições ideais demandaria­m ao menos quatro patrulhas rurais, totalizand­o cerca de 30 máquinas. Ele se compromete­u a apresentar um relatório com a situação detalhada dos pontos mais críticos de estradas rurais.

 ?? Anderson Coelho/16-8-2017 ?? Irerê é uma das localidade­s afetadas pelas más condições das estradas
Anderson Coelho/16-8-2017 Irerê é uma das localidade­s afetadas pelas más condições das estradas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil