Ope­ra­ção Car­ne Fra­ca der­ru­ba aba­te de bo­vi­nos

Folha de Londrina - - Economia & Negócios - Gil­ma­ra Santos Fo­lha­press

São Pau­lo -

A Ope­ra­ção Car­ne Fra­ca, de­fla­gra­da em mar­ço pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral, con­tri­buiu pa­ra a mu­dan­ça de há­bi­to dos bra­si­lei­ros em re­la­ção ao con­su­mo de car­ne. De acor­do com da­dos di­vul­ga­dos pe­lo IBGE (Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca), os bra­si­lei­ros es­tão con­su­min­do mais car­ne de por­co e me­nos car­ne bo­vi­na.

O aba­te de suí­nos atin­giu seu me­lhor se­gun­do tri­mes­tre des­de o iní­cio da sé­rie his­tó­ri­ca, em 1997, com 10,62 mi­lhões de ca­be­ças en­tre abril e ju­nho de 2017.

O de bo­vi­nos, por sua vez, caiu 3,7% em re­la­ção ao mes­mo pe­río­do de 2016 e o de fran­gos re­cu­ou 4,5% na mes­ma com­pa­ra­ção.

O re­sul­ta­do do se­gun­do tri­mes­tre des­te ano, ex­pli­ca o IBGE, so­freu in­fluên­cia da Ope­ra­ção Car­ne Fra­ca -re­la­ci­o­na­da a al­guns dos prin­ci­pais pro­du­to­res de car­ne do país. O des­do­bra­men­to da ação foi um dos fa­to­res que cau­sou for­te que­da da pro­du­ção em abril.

“Al­guns es­ta­be­le­ci­men­tos ti­ve­ram pa­ra­li­sa­ções em abril, in­clu­si­ve com fé­ri­as co­le­ti­vas. Ti­ve­mos que­das na pro­du­ção de to­dos os ti­pos de car­ne. No mês de maio, ti­ve­mos uma re­to­ma­da a ní­veis an­te­ri­o­res, quan­do os fri­go­rí­fi­cos pa­ra­li­sa­dos vol­ta­ram à ati­vi­da­de nor­mal”, ex­pli­cou An­ge­la Lor­dão, su­per­vi­so­ra da Ati­vi­da­de Pe­cuá­ria do IBGE.

Ain­da se­gun­do o IBGE, o cres­ci­men­to na pro­du­ção suí­na tem o im­pac­to do au­men­to sig­ni­fi­ca­ti­vo na ex­por­ta­ção e a mu­dan­ça no gos­to do bra­si­lei­ro, que pas­sou a con­su­mir mais car­ne de por­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.