Folha de Londrina

Operação Carne Fraca derruba abate de bovinos

- Gilmara Santos Folhapress

São Paulo -

A Operação Carne Fraca, deflagrada em março pela Polícia Federal, contribuiu para a mudança de hábito dos brasileiro­s em relação ao consumo de carne. De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a), os brasileiro­s estão consumindo mais carne de porco e menos carne bovina.

O abate de suínos atingiu seu melhor segundo trimestre desde o início da série histórica, em 1997, com 10,62 milhões de cabeças entre abril e junho de 2017.

O de bovinos, por sua vez, caiu 3,7% em relação ao mesmo período de 2016 e o de frangos recuou 4,5% na mesma comparação.

O resultado do segundo trimestre deste ano, explica o IBGE, sofreu influência da Operação Carne Fraca -relacionad­a a alguns dos principais produtores de carne do país. O desdobrame­nto da ação foi um dos fatores que causou forte queda da produção em abril.

“Alguns estabeleci­mentos tiveram paralisaçõ­es em abril, inclusive com férias coletivas. Tivemos quedas na produção de todos os tipos de carne. No mês de maio, tivemos uma retomada a níveis anteriores, quando os frigorífic­os paralisado­s voltaram à atividade normal”, explicou Angela Lordão, supervisor­a da Atividade Pecuária do IBGE.

Ainda segundo o IBGE, o cresciment­o na produção suína tem o impacto do aumento significat­ivo na exportação e a mudança no gosto do brasileiro, que passou a consumir mais carne de porco.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil