Festival de Bra­sí­lia: um clás­si­co há 50 anos

A edi­ção his­tó­ri­ca ce­le­bra a me­mó­ria e afir­ma a con­tem­po­ra­nei­da­de do even­to

Folha de Londrina - - Cidades - Car­los Edu­ar­do Lou­ren­ço Jor­ge Es­pe­ci­al pa­ra a Folha 2

Não é pou­ca coi­sa, co­me­mo­rar no Bra­sil 50 anos de qu­al­quer ati­vi­da­de su­ces­si­va que en­vol­va qu­al­quer das ar­tes. Por is­so, na noi­te des­ta sex­ta(16), no le­gen­dá­rio Ci­ne Bra­sí­lia, a fes­ta de aber­tu­ra da mos­tra cin­quen­te­ná­ria pre­ten­de ser uma jus­ta ce­le­bra­ção ao pas­sa­do e uma exal­ta­ção ao pre­sen­te e fu­tu­ro do even­to, cu­ja his­tó­ria se con­fun­de com a do ci­ne­ma bra­si­lei­ro. Nes­ta edi­ção co­me­mo­ra­ti­va, a cu­ra­do­ria do Fest Bra­sí­lia for­mu­la vi­as de aces­so à sus­ten­ta­bi­li­da­de, tra­çan­do pro­po­si­ções iné­di­tas de­di­ca­das ao mer­ca­do e à es­té­ti­ca. Co­mo o viés po­lí­ti­co sem­pre mar­cou o festival, não es­tão des­car­ta­das ma­ni­fes­ta­ções por con­ta do no­ti­ciá­rio po­lí­ti­co-po­li­ci­al re­cen­te.

No pro­gra­ma de inau­gu­ra­ção, ho­me­na­gens es­pe­ci­ais, en­tre elas ao qua­se no­na­ge­ná­rio ci­ne­as­ta Nel­son Pe­rei­ra dos Santos, pre­cur­sor do Ci­ne­ma No­vo com tí­tu­los co­mo “Rio 40 Graus” e “Vi­das Se­cas” . Após es­te pró­lo­go, co­me­ça a pri­mei­ra ses­são do festival, com a exi­bi­ção do cur­ta me­tra­gem pau­lis­ta­no “Fes­te­jo Mui­to Pes­so­al”, de Car­los Adri­a­no. Em se­gui­da, o lon­ga “Não De­vo­re Meu Co­ra­ção”, do ca­ri­o­ca Fe­li­pe Bra­gan­ça, que nar­ra um ca­so de amor en­tre um me­ni­no bra­si­lei­ro e uma ga­ro­ta in­dí­ge­na pa­ra­guaia. O fil­me, exi­bi­do no Festival de Ber­lim, foi des­ta­que em ou­tros fes­ti­vais in­ter­na­ci­o­nais nes­te ano. Uma das pre­o­cu­pa­ções cons­tan­tes do Festival de Bra­sí­lia tem si­do a qua­li­da­de do con­teú­do se­le­ci­o­na­do. Quem as­si­na a fun­ção de di­re­tor ar­tís­ti­co, pe­lo se­gun­do ano se­gui­do, é Edu­ar­do Va­len­te, ci­ne­as­ta, crí­ti­co e pro­gra­ma­dor de fes­ti­vais. Pa­ra es­ta edi­ção 2017, se­rão exi­bi­dos 144 tí­tu­los que com­põem as mos­tras com­pe­ti­ti­va de cur­tas e lon­gas, e as re­tros­pec­ti­vas, em ses­sões ao lon­go dos dez di­as do even­to. Além das múl­ti­plas ses­sões, o Festival de Bra­sí­lia con­ta­rá com pu­bli­ca­ções es­pe­ci­ais e ex­po­si­ções de fo­tos e car­ta­zes alu­si­vos aos 50 anos de vi­da da mos­tra.

Fa­zem par­te da Mos­tra Com­pe­ti­ti­va os fil­mes “Ará­bia”, de Af­fon­so Uchoa e João Du­mans (MG); “Ca­fé com Ca­ne­la”, de Ary Ro­sa e Glen­da Ni­cá­cio (BA); “Cons­truin­do Pon­tes”, de He­loi­sa Pas­sos (PR); “Era Uma Vez Bra­sí­lia”, de Adir­ley Qu­ei­rós (DF); “Mú­si­ca pa­ra quan­do as Lu­zes se Apa­gam”, de Is­ma­el Ca­nep­pe­le (RS); “O Nó do Di­a­bo”, de Ra­mon Por­to Mo­ta, Ga­bri­el Mar­tins, Ian Abé e Jhé­sus Tri­bu­zi (PB); “Pen­du­lar”, de Ju­lia Mu­rat (RJ); “Por Trás da Li­nha de Es­cu­dos”, de Mar­ce­lo Pe­dro­so (PE); e “Va­zan­te”, de Da­ni­e­la Tho­mas (SP).

Di­vul­ga­ção

“Não De­vo­re Meu Co­ra­ção” se­rá exi­bi­do na aber­tu­ra do festival

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.