Folha de Londrina

A fé em língua de sinais

Projetada para surdos, Paróquia Nossa Senhora do Silêncio é a primeira igreja do mundo a oferecer a inclusão

- Lais Taine Reportagem Local

Orar, pedir, agradecer. A comunicaçã­o com Deus pode parecer simples para uns, mas para os surdos, atingir esse estágio é um privilégio. A Paróquia Nossa Senhora do Silêncio (zona leste) promove a inclusão ao rezar missas em Libras( Língua Brasileira de Sinais) e ao integrara comunidade coma Pequena Missão para Surdos .“O surdo tem dificuldad­e de entender quem é Deus, em como rezar. É importante que se tenha um espaço co moesse, porque se mafé fica um vazio interior e o surdo precisa participar também”, afirma Matheus Henrique Salgado, 23, seminarist­a que percebeu sua vocação aos 5 anos de idade.

Salgado é de Brasília e chegou em Londrina por indicação do Bispo superior. Em 2014 fez uma visita à Paróquia e voltou neste ano para ficar. “Eu senti muita dificuldad­e na sociedade e a igreja sempre me ajudou bastante. Coma Paróquia via oportunida­de de evangeliza­r para que os surdos aprendam a rezar, tenham conhecimen­to e par- ticipem da missa”, afirma.

A Paróquia já possui intérprete de Libras nas missas, mas pretende incluir o chão vibratório para que as músicas sejam sentidas e também consiga a iluminação que direciona a atenção de acordo com os focos de luz. “Desde o projeto inicial, nós tivemos a intensa participaç­ão dos surdos, porque eles sabem o que é necessário para atendêlos”, afirma o padre Heriberto Mossato, coordenado­r geral da Paróquia.

A intenção é que o local se torne um santuário para atrair surdos do Brasil inteiro. “É a primeira igreja Católica do mundo a ser projetada para surdos. O protagonis­mo é todo deles. Eles são os coroinhas, os ministros, eles que movimentam essa Paróquia”, afirma Mossato. O espaço já atende cerca de 100 surdos da região e possui um oratório para que se tenha um momento pessoal de fé.

A devoção chegou em Londrina em 1984, mas só em 2012 que a retomaram para a implantaçã­o da igreja. Aberta a todos, independen­te da capacidade auditiva, a Paróquia recebe fieis da região para além das missas, com atendiment­o a todas as sextas-feiras, das 6h30 às 22h, para confissão e direção espiritual.

 ?? Anderson Coelho ?? Padre Heriberto Mossato:“Com a Paróquia vi a oportunida­de de evangeliza­r para que os surdos aprendam a rezar e participem da missa”
Anderson Coelho Padre Heriberto Mossato:“Com a Paróquia vi a oportunida­de de evangeliza­r para que os surdos aprendam a rezar e participem da missa”
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil