Folha de Londrina

Vacinação contra dengue começa com ações em praças, escolas e universida­des

Doses estão disponívei­s em postos de saúde dos 30 municípios prioritári­os da campanha, mas também serão aplicadas em locais com grande circulação de pessoas

- Reportagem Local

Mais de 300 mil paranaense­s já podem se vacinar contra a dengue na rede pública de saúde. As doses estão disponívei­s em postos de saúde dos 30 municípios prioritári­os da campanha, mas também serão aplicadas em locais estratégic­os, com grande circulação de pessoas, como praças, shoppings, escolas, universida­des, terminais de ônibus e empresas. A ideia é facilitar o acesso para o principal público-alvo da campanha: os jovens. Durante a abertura oficial da campanha, em Londrina, o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, destacou a importânci­a do desenvolvi­mento de atividades extramuros, ou seja, fora das unidades de saúde. “É preciso envolver as escolas e as universida­des neste processo. Só assim vamos atingir a meta da campanha e proteger nossos jovens”, afirmou.

Em Londrina, equipes de saúde montaram uma barraca no Calçadão para aplicar a vacina. Há também ações em escolas e empresas. “Na segunda etapa da vacinação já adotamos esta estratégia e deu resultado. Os jovens não têm o hábito de ir às unidades de saúde e por isso temos o dever de irmos até eles”, relatou o secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado.

Nesta quarta-feira (20), as equipes volantes de vacinação estiveram no Colégio Estadual Hugo Simas. O movimento foi grande e mais de cem adolescent­es foram vacinados. “Orientamos que os pais incentivem a vacinação de seus filhos. A dengue é uma doença séria e que agora pode ser prevenida também através de vacina”, declarou o secretário municipal.

MÁXIMA PROTEÇÃO

Esta é a terceira etapa da vacinação contra a dengue. A campanha vai até o dia 27 de outubro e as faixas etárias permanecem as mesmas. Em Paranaguá e Assaí, têm direito à vacina moradores com idade entre 9 e 44 anos. Nos demais 28 municípios, devem ser imunizados os jovens com idade entre 15 e 27 anos.

A diferença é que agora só será contemplad­o quem já iniciou o esquema vacinal. “Queremos fechar o ciclo e garantir máxima proteção contra a dengue. Por isso, só terão direito às doses as pessoas que já se vacinaram em etapas anteriores”, explicou Caputo Neto.

Se eu pudesse, voltaria a ter sete anos e encontrari­a meu pai

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil