Folha de Londrina

Processos daPublican­o ‘sobem’para o STJ

-

Em decisão tomada na última semana, a Corte Especial do STJ (Superior Tribunal de Justiça) considerou a Justiça de Londrina incompeten­te para julgar os processos relativos às primeira e segunda fases da

Operação Publicano e determinou o envio dos autos para Brasília.

É que esses processos têm, entre suas provas, depoimento­s do ex-auditor da Receita Estadual Luiz Anto ni ode Souza, o principal delator da Publicano, que assegurou que mais de R$ 2 milhões em propina arrecadado­s por auditores foramdesti­nados à campanha de reeleição do governador Beto Richa (PSDB). Emrazãodoc­argo, Beto tem foro privilegia­do no STJ para responder aprocessos criminais e, contra ele, já tramita nesta corte um inquérito para apuraras acusações do delator.

A decisão da Corte Especial foi proferida na quarta-feira (20) emreclamaç­ão impetrada pelo escritório do advogado Walter Bittar em favor de um dos clientes, um empresário. “Os ministros entenderam­que houve usurpação de competênci­a porque tanto os promotores que investigar­am o caso quanto o juiz sabiam que uma pessoa com prerrogati­va de função havia sido citada na in- vestigação”, disse. “Deveriam ter remetido a investigaç­ão, naquelemom­ento, aoSTJ.”

A reclamação tramita em segredo de justiça e ade cisão aindanãofo­i publicada .“A decisão significa que, na prática, esses processos serão paralisado­s e devem ser enviados ao STJ”, disseBitta­r.

Opromotor Jorge Barreto da Costa, coordenado­r do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) – que também não teve acesso à decisão – disse acreditar que o STJ irá analisar se houve investigaç­ão de pessoas detentoras de foro e, posteriorm­ente, deverá “devolver” os processos, ficando apenas a investigaç­ão referente ao governador. “Isso já havia sido questionad­o e negado em outras várias ocasiões. Agora, porém, houve essamudanç­ade entendimen­to.”

 ?? Gustavo Carneiro ??
Gustavo Carneiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil