Folha de Londrina

Pai agride filha de 13 anos e é absolvido na Justiça

-

O fato ocorreu em Guarulhos, na Grande São Paulo. Ao descobrir que a filha de 13 anos havia tido a primeira relação sexual, o pai a agrediu com um fio de televisão e, com uma tesoura, cortou os cabelos dela. Para o responsáve­l pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra aMulher, a agressão foi apenas uma“correção física”, um fato isolado que gerou lesões de natureza leve. Já oMinistéri­o Público entende que houve lesão corporal já que, pelo menos, oito ferimentos foram verificado­s no corpo da menina. Além disso, a promotoria apontou ainda que houve violência de gênero.

As agressões ocorreram em janeiro do ano passado. Durante o processo, o juiz descartou a violência de gênero porque o pai afirmou que agiria da mesma forma se a situação envolvesse um filho homem. No entendimen­to do juiz, a intenção do réu “não era a de humilhar a filha, mas apenas protegê-la [...] A intenção era que a filha não saísse de casa”.

A promotoria apresentou recurso na última quarta-feira (20) e reforçou que a conduta do pai foi “absurdamen­te excessiva e desproporc­ional”. No documento, oMinistéri­o Público citou a Lei da Palmada ou “LeiMenino Bernardo” que estabelece que “a criança e o adolescent­e têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante como formas de correção”.

Casos de agressão de pais contra crianças e adolescent­es são frequentes, segundo a delegada do Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescent­e Vítimas de Crimes) de Londrina, Lívia Graziela Pini. Entre 1º de janeiro e 19 de setembro deste ano, 432 ocorrência­s de maus-tratos foram registrada­s no Paraná. Boa parte dos fatos está relacionad­a a agressões cometidas pelos pais ou responsáve­is.

 ?? Shuttersto­ck ??
Shuttersto­ck

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil