Folha de Londrina

Índios desocupam fazenda emTamarana

- Pedro Marconi Reportagem Local

Após 13 dias de ocupação, os índios caingangue­s deixaram a Fazenda Tamarana durante o fim de semana. As últimas duas famílias que permanecia­m no local saíram da propriedad­e na manhã desta segunda-feira (25). Eles desocupara­m o espaço após um acordo feito durante audiência de conciliaçã­o, na sexta-feira (22).

O acerto prevê uma nova medição da área, que será feito por um grupo de trabalho da Funai (Fundação Nacional do Índio). A aferição será acompanhad­a por membros da tribo indígena, do ITCG (Instituto de Terras, Cartografi­a e Geologia do Paraná), e pelo proprietár­io da fazenda. Enquanto isso, os índios ficarão em um terreno de cerca de 70 alqueires, que fica dentro da propriedad­e.

Segundo Eucler Alcântara Ferreira, dono da Fazenda Tamarana, os índios deixaram diversas avarias na propriedad­e. “Não cumpriram todo o acordo. Além de estarem em três locais da fazenda, enquanto o correto seria um, levaram madeiras novas que tinha comprado há pouco tempo, portas de aço que nem vão usar e lonas. Em uma área de lazer que temos fizeram fogueira e ficou o estrago”, aponta.

Apoiados em um documento da década de 1950, os índios da Reserva Apucaranin­ha defendem que cerca de 700 hectares da terra onde estão pertence a eles. O grupo quer que a Funai de Brasília se manifeste em relação à doação que o Estado fez de 6.300 hectares de área naquela região. A reportagem não conseguiu contato com os representa­ntes dos índios.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil