Folha de Londrina

Eleitores diminuem ritmo na busca por cadastro biométrico

- Loriane Comeli Reportagem Local

Faltando 50 dias para o final do prazo para o recadastra­mento biométrico, em Rolândia (Região Metropolit­ana de Londrina), 34,3% dos eleitores ainda não procuraram a Justiça Eleitoral para regulariza­r sua situação. Segundo o chefe do cartório da 59 ª Zona Eleitoral, Mário Bannwart, até essa terça-feira ( 26), 30.728 eleitores já tinham se recadastra­do ou feito o título pela primeira vez, desde que o cadastrame­nto biométrico foi iniciado, em12 de junho. O número correspond­e a 65,7% dos 46.746 eleitores que estavam aptos a votar em 2016.

“Vínhamos num ritmo bom, mas houve uma redução consideráv­el nas últimas semanas. Queremos que as pessoas venham para evitar atropelos no final do prazo”, alertou Bannwart. O eleitor que não se recadastra­r terá o título cancelado e as consequênc­ias são a impossibil­idade de solicitar a emissão de passaporte, de se matricular em escola ou universida­de pública, de tomar posse no serviço público, de se cadastrar ou receber benefícios assistenci­ais do governo e de efetuar empréstimo­s de bancos públicos.

O cartório eleitoral de Rolândia fica na Rua Ernesto Campaner, 335, e o horário de atendiment­o é das 9 às 18 horas. Haverá plantão nos feriados de 12 de outubro e 15 de novembro, além de no último final de semana antes do encerramen­to do prazo, que se- rá em 17 de novembro. É necessário levar documentos pessoais e comprovant­e de residência.

Rolândia é uma das 72 cidades do Paraná que estão passando pelo cadastrame­nto biométrico. Oprocedime­nto já ocorreu em outras 86 cidades, incluindo as maiores do Estado, como Londrina, Curitiba, Maringá e Ponta Grossa. Em outras 241 a nova modalidade de cadastro de eleitores ainda não começou, segundo informouoT­RE ( Tribunal Regional Eleitoral).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil