Folha de Londrina

‘Bom para o físico, espírito e pensamento’

- Pedro Marconi Reportagem Local

O Paraná, junto com o Espírito Santo,éa12ºEst ado onde as pessoas mais praticam atividade física. Segundo o Relatório de Desenvolvi­mento Humano Nacional 2017, do Pnud, 38,6% dos paranaense­s se exercitam: 41,6% dos homens e 35,8% das mulheres. AR egiãoSu léa segunda com maior número de pessoas que fazem exercício, com 40,8%, atrás apenas do CentroOest­e, com 41,1%.

Em Londrina, diversos lugares são usados pela população para a prática esportiva. Entre os principais está o Lago Igapó 2 (zona sul), que diariament­e atrai centenas de corredores e ciclistas, sejam eles amadores ou profission­ais. O aposentado e proprietár­io de uma empresa de transporte­s Walter Garcia, 67, está no grupo dos frequentad­ores assíduos do local. Todos os fins de tarde, ele faz uso da academia ao ar livre.

“Dos equipament­os que a academia disponibil­iza, só três que não costumo utilizar, porque não me senti à vontade fazendo. O restante é bom, como o de abdominal e a bicicleta, que são os que mais gosto. A partir da minha experiênci­a de exercícios fui montando uma sequência que me fazia bem”, contou. “Independen­temente da idade, atividade é bom para o físico, o espírito e o pensamento”, destacou.

Fumante, a jovem Camila Correa, 22, aproveita o esporte para diminuir a quantidade de cigarros consumidos. Praticante de corrida e musculação, ela já vem obtendo resultados, mesmo tendo começado as atividades há pouco tempo. “Penso que continuand­o o que venho fazendo será uma forma de largar de vez”, projetou a estudante de direito.

Para a dona de casa Michelle Silva, 36, o grande desafio é o tempo. Dividindo-se entre os afazeres domésticos e da família, ela aproveita os períodos livres para caminhar por cerca de 40 minutos por dia. “Moro próximo ao Lago Igapó e isso acaba facilitand­o. Como preciso levar o cachorro para ‘passear’, aproveito para me exercitar. É muito bom quando posso, pois o dia que não venho, não fico bem na questão do corpo.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil