Folha de Londrina

Branco que usava cota para negros vai desistir de curso

- Folhapress

São Paulo -

Um dos estudantes brancos que se autodeclar­aram negros para ingressar no curso de medicina da UFMG (Universida­de Federal de Minas Gerais), Vinicius Loures, 23, afirmou que vai encerrar sua matrícula e estudar para passar no vestibular sem a ajuda das cotas. No domingo ( 24), a Folha de S. Paulo revelou que dezenas de pessoas ingressara­m no curso, que é um dos melhores do País, de forma fraudulent­a.

Quando o candidato se autodeclar­a negro, pardo ou índio no s i s t ema da UFMG, concorre a uma vaga dentro do subgrupo que se colocou [ são quatro variações na universida­de, todas com exigência de ter estudado em escola pública]. As notas de corte para cotistas chegam a ter 28 pontos a menos no Enem do que na ampla concorrênc­ia.

O caso apontado como o mais significat­ivo é de Lou- res, que tem pele, olhos e cabelos muito claros. Ao jornal mineiro “O Tempo”, o jovem reconheceu o erro e afirmou que não pensou no momento da i n s c r i ç ã o. “Vou me ‘desmatricu­lar’ já, estudar e tentar passar de novo, sem fraudar o sistema, que é legítimo. Apesar de ter feito isso, eu não concordo com fraudes nas cotas, nem acho que as cotas não sejam importante­s”, afirmou.

Loures afirmou ainda que vai torcer para que sua vaga “vá para uma pessoa negra” e para que as denúncias sejam um marco na história da UFMG, que, segundo ele, é formada majoritari­amente por alunos brancos. “Tomara que mude o sistema, não seja só autodeclar­ação, que vai para o lado ético”, disse.

A universida­de informou que vai aperfeiçoa­r o sistema de cotas e investiga denúncias que foram oficializa­das para que estudantes como Loures tenham suas matrículas encerradas.

Vou me‘desmatricu­lar’já, estudar e tentar passar de novo, sem fraudar o sistema, que é legítimo”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil