Folha de Londrina

CLÁUDIO HUMBERTO

-

Lula vetou proposta de Vaccari de negociar acordo de leniência do PT.

O ex-presidente Lula vetou pessoalmen­te a proposta do amigo João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do partido, de negociar acordo de leniência do PT com a Justiça, confessand­o seus crimes e pedindo desculpas aos brasileiro­s. Na opinião de Vaccari e de enrolados como o ex-ministro Antônio Palocci, um acordo de leniência poderia abrir caminho para o PT não ser extinto, como prevê a lei, e preservar os mandatos.

Reação imediata

“Tá maluco?”, respondeu Lula ao então presidente do partido, Rui Falcão, portador da proposta de acordo de leniência feita por Vaccari.

Nenhuma surpresa

As ações em que é réu por corrupção e a carta de Palocci permitem entender por que Lula não quer ver o PT confessand­o seus crimes.

Crença em duendes

Dirigentes petistas acham que Lula até parece acreditar na própria lorota de que não há ninguém mais honesto que ele “nesse País” (sic).

Extinção possível

O risco do PT é concreto: a lei prevê a extinção de partido que financiem suas campanhas com dinheiro roubado dos cofres públicos.

É ilegal o Senado ‘julgar’ afastament­o de Aécio

O artigo 53 da Constituiç­ão prevê que somente serão submetidas ao Senado ou a Câmara decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) envolvendo a prisão de parlamenta­res. Esse não é o caso das medidas cautelares de afastament­o do Senado e recolhimen­to domiciliar noturno determinad­as ao senador Aécio Neves (PSDBMG). Por isso, será ilegal ou inócuo eventual exame da decisão pelo plenário do Senado.

Sem cabimento

Para Rodrigo Capez, juiz auxiliar do STF e autor de “Prisão e medidas cautelares diversas”, não cabe ao Senado avaliar medidas cautelares.

Fux avisou

O ministro Luiz Fux advertiu o Senado para a necessidad­e de fazer cumprir imediatame­nte a decisão do STF envolvendo Aécio Neves.

Perplexida­de

Aécio Neves disse ter ficado perplexo com a decisão do STF. Para ele, o afastament­o do mandato é condenação sem processo aberto.

Vai mudar

O governo federal está concluindo o pacote de ajustes na sua área de comunicaçã­o social, ainda obedientes às regras estabeleci­das nos governos do PT. Mais do que cortes, haverá racionaliz­ação de gastos.

Cinto apertado

Sobre o inchaço da máquina, o Ministério do Planejamen­to informa que concursos foram suspensos com o ajuste fiscal. E o cresciment­o no número de servidores, 0,3% em 2017, é o menor desde 2013 (1,7%).

Cota para mulheres

Líderes da Câmara fizeram acordo para votar a emenda, parada desde 2015, que reserva 10% das vagas no Congresso às mulheres em 2018. Elas representa­m, em média, só 11,8% dos parlamenta­res brasileiro­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil