Folha de Londrina

Humor ligeiro

Patrick Maia apresenta, nesta quinta, no Aurora Shopping o stand up ‘Piadas Curtas’

- Danieli Souza Especial para Folha 2

Opalco do projeto “Comédia de Quinta”, promovido pelo Aurora Shopping, recebe nesta quinta-feira (28), às 19h30, o humorista, comediante e roteirista paulista Patrick Maia. Nascido em São Caetano Sul (SP), Maia se formou em Propaganda e Publicidad­e no ano de 2008 e chegou a trabalhar na área por dois anos. Ele conta que a publicidad­e sempre foi a profissão que se imaginou seguindo, até porque, à época, o humor em formato de stand up ainda não era difundido no Brasil. “Nunca vi a menor possibilid­ade de trabalhar com outra coisa que não fosse isso. Eu escolhi a profissão porque foi uma área que eu senti que podia ter ideias, extravasar um pouco os pensamento­s, a criativida­de. Depois, na realidade do dia a dia, eu vi que não é tão fácil assim. Cada coisa que você faz tem que ser aprovada por outras mil pessoas, cada detalhezin­ho”, conta.

E foi nas diversas agências pelas quais passou que percebeu que sua criativida­de seria melhor aplicada no humor. Ainda sem nenhum plano de seguir carreira no ramo, ele começou um blog, onde postava os textos que fazia. “Eu postava em um blog pessoal, sabe? Mostrava para alguns amigos e eles diziam “Cara, você devia fazer stand up, esses textos estão muito bons’, mas eu não levava a sério, no início.”

Foi quando em 2009, ele teve a chance de fazer o primeiro show. Foi em São Bernardo, em um ambiente pequeno, para poucas pessoas. “O lugar era um ex-bordel. Tinha forró, até umas 21h e depois as pessoas se reuniam pra apresentaç­ão. Olha que lugar maravilhos­o para um primeiro show”, relembra, aos risos.

Em 2011, o comediante integrou o grupo “Clube da Comédia” e desde então tem feito apresentaç­ões em diversos shows de humor pelo Brasil. Bem ao estilo faça você mesmo, Maia escreve, dirige, produz e distribui suas gravações de espetáculo­s de stand-up comedy. Como roteirista, ele atuou em programas como o “Agora é Tarde”, da rede Bandeirant­es. Passou ainda pela Rede TV e MTV Brasil, no programa “Coletivati­on”. E entre 2014 e 2015 integrou o programa Pânico na Band.

CENÁRIO

Dois de seus shows podem ser vistos no serviço de streaming Netflix: “Piadas para Pessoas” e “Home Office”. Este último, gravado em seu próprio apartament­o, onde ele além de contar as piadas, as escreve e dirige o próprio espetáculo. “Esse show eu só consegui concretiza­r mesmo porque reformei meu apartament­o. Ele surgiu disso. Das coisas que acontecera­m durante a minha reforma. E grande parte das coisas que eu conto no show são verdadeira­s, acredite.” A ideia, ele conta, surgiu ao acaso. O humorista foi escrevendo sobre o assunto durante o tempo em que durou a reforma e um dia, pensou ser ali mesmo, o cenário ideal para gravar. “Foi durante o banho. Do nada, me veio um estalo. Aí eu dei um grito para a minha esposa ‘Amor quero gravar o show aqui. E ela: você é retardado? Sem plateia? E eu: não, vou colocar umas 60 pessoas ali na sala. E ela: Meu, você é retardado?’, mas no fim deu tudo certo. Roubaram pouquíssim­a coisa”, se diverte. Como o nome sugere, as piadas giram em torno do processo de comprar e remodelar uma casa nova, incluindo pedreiros problemáti­cos, adaptação ao bairro, vida de casado e infância na igreja evangélica – assunto que aparece em vários momentos em seus shows. “A minha família toda é crente e eu mesmo vivi até meus vinte e poucos anos dentro da igreja. Eu gosto de falar do assunto quando é engraçado mesmo, englobando a minha vida e as coisas que eu vivi nesse meio. Sem criticar, nem nada do tipo. São retratos das coisas que eu vivi.”

Já para a apresentaç­ão do Aurora Live ele traz seu mais novo show de stand up comedy “Piadas Curtas”. Em Londrina, será a 4ª apresentaç­ão da turnê. Com inspiração nos comediante­s das décadas de 70 e 80, Maia criou um repertório inédito e original, só com piadas curtas. Além desse, a apresentaç­ão conta com outro diferencia­l. O comediante estará em cena acompanhad­o pelo guitarrist­a de Blues Filippe Dias na trilha sonora ao vivo, e abordará os mais variados temas, como chupa-cabras, técnicas para fumar dentro do avião e o que fazer se entrar em coma. “É um show bem diferente. Nos outros eu conto histórias da minha vida, coisas do meu cotidiano. Já esse é formado só por piadas curtas, que eu fui escrevendo por um tempo. Não tem nenhuma linearidad­e. São uns 50 assuntos soltos. Você ouve sobre uma coisa e a próxima observação provavelme­nte não tem nada a ver com a anterior. Então, eu acho que a música serve para amarrar tudo isso. Dar um ritmo pro show, uma pegada. E o Felipe Dias é um dos melhores – se não o melhor – guitarrist­a de blues de São Paulo.” Ele conta que os dois se apresentam juntos frequentem­ente, em shows de blues. Muitas vezes, como uma espécie de continuaçã­o da apresentaç­ão de stand up. “A gente faz alguns shows de gaita, voz e guitarra. E faremos em Londrina também. Depois da apresentaç­ão, a gente vai para o Menina Bar tocar junto, num show para a galera que assistir ao stand up.”

Para assistir essa nova atração do humorista, é possível adquirir o ingresso através do site do Ingresso Nacional ou na loja Pipe, do Aurora Shopping, por R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada).

O convite, é feito pelo próprio artista. “Se você quer ouvir sobre chupa-cabras ou como acender um cigarro no avião, venha ver meu show, você estará no lugar certo”.

HORIZONTAI­S

 ?? DivulgAção ?? Patrick Maia: show surgiu durante a reforma de seu apartament­o
DivulgAção Patrick Maia: show surgiu durante a reforma de seu apartament­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil