Folha de Londrina

Estava escrito

- Antônio Scarpari Dametto

Vez por outra o mundo é abalado por acontecime­ntos incomuns. O México ainda se emociona com os dois abalos sísmicos de grandes proporções. O Brasil também tem sentido, esparsamen­te, alguns tremores de pequena intensidad­e. Cientifica­mente, explicam-se tais fenômenos; a Bíblia também se refere a eles. Registra-os como sinais proféticos. Ela não se ocupa das causas, mas dos efeitos. A 21 de agosto passado, tivemos um eclipse total do sol visto, parcialmen­te, em alguns países da Europa e no Nordeste brasileiro, fato, aliás, que já estava previsto, conforme Lucas 21:29: “E haverá sinais no Sol e na Lua e nas estrelas; e na Terra angústia das nações...”.

Por outro lado, está evidente a possibilid­ade da Terceira Guerra, o que Mateus registra no capítulo 24 do seu Evangelho: “... e ouvireis de guerras e rumores de guerras; olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes e pestes, e terremotos em vários lugares...”. Sobre o calor extemporân­eo, o profeta Isaías (30:26) escreve: “E será a luz da Lua como a luz do Sol, e a luz do Sol sete vezes maior como a luz de sete dias...”. Por outro lado, sobre as queimadas o profeta Joel (2:30), escreve: “Farei com que ocorram eventos espantosos no céu e na Terra: sangue, fogo e grande nuvens de fumaça”.

Esses fenômenos têm se repetido ao longo da história e são justificad­os por Eclesiaste­s 1:9: “O que foi, isso é o que há de ser, e o que se fez, isso se tornará a fazer, de modo que nada há novo debaixo do sol”. E vem, finalmente, uma advertênci­a para um tempo (?) indetermin­ado: “Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai vossas cabeças e olhai para cima porque a vossa redenção está próxima” (Lc 21:28).

Vale acrescenta­r que o tempo de Deus, Kairós é diferente do tempo do homem, Cronos. Para Deus, um dia pode representa­r mil anos, como mil anos pode representa­r um dia. Contudo, os fatos não deixam de significar o princípio de dores.

ANTÔNIO SCARPARI DAMETTO é aposentado em Londrina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil