Folha de Londrina

Um festival de emendas

- (G.M.)

Todas emendas apresentad­as por vereadores ontem à tarde tiveram parecer contrário da assessoria jurídica da Câmara e da Comissão de Justiça. O argumento é que houve vício de iniciativa já que a Constituiç­ão não permite ao Legislativ­o definir onde os recursos serão destinados.

As propostas 1 e 2 foram do vereador Vilson Bittencour­t (PSB). Uma delas sugeriu um limitador até 2021 para que o imposto não ultrapassa­sse 50% do valor pago em 2017. Outra emenda pretendia diminuir a alíquota de 3% para 1% para terrenos vazios. O vereador negou que a emenda era para atender especulado­res ou algum interesse de entidade da sociedade civil. “São contribuin­tes, moradores dos bairros que vieram nos procurar para rever o impacto”, disse.

Foi retirada de pauta após os pareceres a emenda de Amauri Cardoso (PSDB) que pedia que a verba fosse “carimbada”, ou seja, que os recursos extras com a alteração do IPTU fossem destinados para recuperaçã­o do equilíbrio financeiro da Caapsml (Caixa de Assistênci­a, Aposentado­ria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina).

No curso das negociaçõe­s para aprovação do “novo IPTU”, surgiu ainda a proposta de emenda (número 4) da vereadora Daniele Ziober (PPS), eleita com a bandeira da “causa animal”. Ela propôs, sem sucesso, que a implementa­ção de políticas públicas para implementa­ção de um “Centro de BemEstar Animal” e uma Unidade de Vigilância em Zoonoses como contrapart­ida para aprovação da matéria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil