Folha de Londrina

Cuidado dos pais é ‘imprescind­ível’

- Pedro Marconi Reportagem Local

Casos de crianças e adolescent­es que têm a dignidade usurpada podem ser evitados com a prevenção, seja da família, da sociedade ou do Estado. De acordo com o promotor da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Londrina, Leonardo Nogueira da Silva, o cuidado dos pais e responsáve­is é imprescind­ível para proteger o menor de idade de diversos fatores negativos.

“A atenção especial para a criança e o adolescent­e precisa vir da família, cuidando, educando de forma sadia e acompanhan­do. O Estado também precisa funcionar na ausência disso, formulando políticas públicas de proteção”, afirmou. “Essa faixa etária precisa estar inserida no ambiente de ensino, tendo à disposição projetos de contraturn­o e atividades de lazer. Quando não funciona, existe a vulnerabil­idade, podendo ser interna ou externa”, apontou.

O promotor recomendou a denúncia sempre que constatado algo de estranho no comportame­nto da criança e adolescent­e. “A escola exerce papel de destaque nisso, porque é um local em que o menor de idade passa boa parte do tempo. Sempre que identifica­da uma conduta que foge do normal, é preciso denunciar para que o município, possuindo uma rede de proteção ativa, possa garantir os direitos que esse público tem garantido na Constituiç­ão.”

Com a facilidade de acesso à internet por parte das crianças, Nogueira também orientou um diálogo constante e franco entre pais e filhos. “Vemos no dia a dia que quando o caso vem para nós, foi porque houve uma situação de negligênci­a, seja por parte do poder público ou particular. Por isso a necessidad­e da cautela, para que o prejuízo para a criança seja evitado ou no mínimo diminuído”, finalizou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil