Folha de Londrina

Em 1986, três foram linchados

- Reportagem Local

Justiçamen­to contra suspeitos de assassinat­o não é uma situação inédita em Umuarama. Em dezembro de 1986, moradores do município lincharam três rapazes, com idades entre 18 e 20 anos, que haviam confessado ter matado a tiros um fotógrafo da cidade e estuprado a noiva dele. O caso foi lembrado em reportagem da FOLHA, de 2014, sobre casos de justiçamen­to – ou fazer justiça com as próprias mãos.

Segundo reportagen­s da época, 2.000 pessoas cercaram a cadeia de Umuarama, invadiram o prédio e mataram os três homens a pauladas. Depois, os corpos foram arrastados pelas ruas da cidade e queimados em uma praça. Mais de 5.000 pessoas teriam acompanhad­o o cortejo macabro.

O delegado aposentado Luiz Norberto Canhoto ajudou nas investigaç­ões na época e, em entrevista à FOLHA, mais de duas décadas depois, afirmou que em toda a sua carreira na Polícia Civil nunca viu “nada parecido com aquilo”. “Eu já era um delegado relativame­nte experiente, tinha entrado na polícia em 1976. Fiquei chocado com os relatos. As pessoas falavam como se fosse algo natural, normal. Depois, foram dizendo, ‘Meu Deus! Meu Deus!’. Acho que foi ‘caindo a ficha’. Pelo clima de inseguranç­a e impunidade, algumas pessoas acabam perdendo a razão”, afirmou.

Relembre o caso, utilizando aplicativo capaz de ler QR Code e posicionan­do no código abaixo:

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil