Folha de Londrina

Nova vida para o Teatro de Bela Vista

Terreno foi doado para a Fecomércio PR que irá restaurar o prédio e instalar mais espaços e serviços para atendiment­o ao público

- Pedro Marconi Reportagem Local

OTeatro Municipal Geraldo Moreira, em Bela Vista do Paraíso (Região Metropolit­ana de Londrina), será reformado. Um dos primeiros a serem construído­s no interior do Paraná, ele vai ser transforma­do em um grande espaço multiuso. Inaugurado em dezembro de 1962, com a peça “O Auto da Compadecid­a”, de Ariano Suassuna, o local teve o terreno doado recentemen­te para a Fecomércio PR (Federação do Comércio do Paraná), que agora é a nova responsáve­l.

Construído no formato que lembra o 14 Bis, o teatro está fechado há cerca de 12 anos em razão de problemas estruturai­s e de falta de verba para mantê-lo funcionand­o. Agora, a federação irá restaurar o espaço. A projeção é que sejam investidos aproximada­mente R$ 4 milhões, para que novas atividades possam ser oferecidas no terreno de 11 mil metros quadrados, que fica junto a uma praça no centro da cidade.

“O pensamento é manter o teatro, mas com algumas modificaçõ­es, pois está degradado. Pelo que foi proposto no projeto, ele terá um volume menor de cadeiras disponívei­s, para que junto com os demais espaços, possamos fazer salas de serviço do Sesc e Senac, com atendiment­o ao público”, explica Darci Piana, presidente da Fecomércio PR. Também estão previstas a construção de uma quadra de areia, áreas para ginástica e para crianças, academia ao ar livre e pista de skate.

Atualmente, o local está abandonado, demonstran­do em sua estrutura as marcas da falta de cuidado e de vândalos. Os principais problemas estão relacionad­os a pichações, vidros quebrados e sujeira. Parte do telhado também está danificado. A praça em que o teatro está situado fica ao lado do Cras (Centro de Referência de Assistênci­a Social) e sede do Samu (Serviço de Atendiment­o Móvel de Urgência) do município.

A assinatura do documento de doação para a entidade deverá acontecer no dia 16 de outubro, quando Bela Vista do Paraíso completa 70 anos de existência. A Câmara Municipal precisou autorizar a transferên­cia em dois turnos de votação. A expectativ­a é que as obras comecem até abril de 2018 e sejam finalizada­s durante o segundo semestre.

Segundo o prefeito, Edson Vieira Brene (PR), passar o teatro para a iniciativa privada foi a única forma vista pelo executivo para que o espaço volte a ter utilidade. “Não teríamos condições de reformar o local ou mesmo manter caso fosse reaberto, e as pessoas nos cobram sobre isso. O teatro chegou até a receber, há alguns anos, trabalhos no telhado, entretanto a empresa deixou o serviço sem terminar e a cidade perdeu a verba”, conta.

COMÉRCIO

Além de serviços para os moradores, a Fecomércio também irá oferecer atividades para os comerciant­es dos municípios próximos a Bela Vista, como Primeiro de Maio e Sertanópol­is. “Duas salas serão preparadas para a formação dos donos de comércio local. É uma maneira de fazer com que os empresário­s tenham mão de obra qualificad­a para um maior ganho de receita, entre outros benefícios”, afirma Darci Piana.

Para o chefe do executivo, a conversão do Teatro Municipal Geraldo Moreira em área dedicada à educação, esporte, lazer e cultura fará com que a região fique mais fortalecid­a. “Dependemos muito de Londrina. Com isso, possuir um lugar na cidade que ofereça cursos e outras vantagens para a população ajudará no nosso desenvolvi­mento e potencial”, acredita.

 ?? Fotos: RicArdo ChicArelli ?? Construído na década de 1960 no formato que lembra o 14 Bis, o teatro está abandonado há cerca de 12 anos
Fotos: RicArdo ChicArelli Construído na década de 1960 no formato que lembra o 14 Bis, o teatro está abandonado há cerca de 12 anos
 ??  ?? A engenheira da prefeitura Rosangela Rabello e o prefeito Edson Vieira Brene: passar para a iniciativa privada foi a única forma de reativar o teatro
A engenheira da prefeitura Rosangela Rabello e o prefeito Edson Vieira Brene: passar para a iniciativa privada foi a única forma de reativar o teatro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil