Folha de Londrina

Zizi Possi cantando Chico e Edu Lobo e espetáculo de patinação “Aplause” são atrações no fim de semana

Cantora realiza um passeio pelo universo sonoro dos dois compositor­es em show que acontece nesta sexta em Londrina

- Marian Trigueiros

Acantora Zizi Possi desembarca em Londrina nesta sexta-feira (6) para apresentar o show “Zizi Possi canta Chico e Edu”, às 21h no Teatro Marista, marcando o 24º espetáculo promovido pelo projeto sociocultu­ral Vectra ConstruSom, realizado ininterrup­tamente desde 2006. O show é um passeio que a intérprete realiza pelo universo poético e sonoro desses dois grandes compositor­es da MPB. No repertório ela interpreta canções de parceria da dupla e canções de cada um, como “Lero Lero”, de Edu e Capinam, e “Carolina”, de Chico Buarque. O evento tem apoio do Grupo Folha de Comunicaçã­o.

No show, Zizi ainda apresenta canções que foram gravadas por ela nos discos dos quais foi convidada a participar, mas que nunca antes foram cantadas ao vivo, ou mesmo gravadas em seus próprios discos. É o caso por exemplo de “Com Açúcar com Afeto”; “Dueto”, da trilha sonora do filme “Amores Possíveis”; “Cantiga de Acordar“, da trilha de “Cambaio”. Há espaço, também, para as que são inéditas na voz da cantora, como “Ciranda da Bailarina” e “Lilly Brown”. Em Londrina, a cantora apresenta-se ao lado dos músicos Keco Brandão (teclados e piano) e Bruno Mangueira (violonista e guitarrist­a).

HISTÓRIA

A relação musical de Zizi com Chico Buarque e Edu Lobo não é de hoje. O primeiro LP da cantora, “Flor do Mal”, gravado em 1978, chamou a atenção de Chico Buarque, que a convidou paracantar­nodiscodel­ea canção “Pedaço de Mim”, em dueto. Já em 1982, Zizi participou da trilha sonora de “O Grande Circo Místico”, composta para o Ballet do Teatro Guaíra de Curitiba, e interpreto­u a cançãotema do espetáculo. Dois dos discos mais emblemátic­os de Zizi Possi tem em seus nomes os nomes de canções da dupla: “Sobre Todas as Coisas” e Valsa Brasileira”.

Confira entrevista de Zizi Possi à FOLHA

Por que a ideia de resgatar essas composiçõe­s de Chico Buarque e Edu Lobo neste momento?

Eu já venho fazendo esse projeto em algumas cidades, já fizemos Salvador e Recife. Percebi ao longo da minha carreira o quanto essa dupla está presente no meu repertório, o quanto ajudou a moldar e construir minha personalid­ade de artista e intérprete.

No que se pautou as escolhas delas? Tem uma linha queasune?

As músicas que nasceram dessa parceria não fizeram refletir só a mim, mas a milhões de pessoas no Brasil e em muitas cidades espalhadas pelo mundo, que se alimentam de sua beleza e profundida­de. Escolhi músicas feitas em parceria por ambos e canções de cada um também. Não teve um critério, exatamente, de escolha. O que essas músicas representa­m na sua carreira?

Como disse, são artistas e músicas que moldaram minha carreira, que me fizeram ser a artista que sou. Minha ligação com ambos é muito forte e é um privilégio e uma honra para mim cantar músicas de Edu Lobo e Chico Buarque.

Pensa em gravá-las?

Para registro do show, por enquanto, não. Algumas já foram gravadas por mim em alguns discos que fui convidada a participar. Mas eu nunca tinha cantado ao vivo ou gravadas em meus próprios discos. Por exemplo “Com Açúcar com Afeto”, “Dueto”, trilha sonora do filme Amores Possíveis.

Qual o formato do show? Mais intimista, mais poético?

É um show mais intimista, mais calmo. Vou acompanhad­a de dois músicos (piano e cordas).

O que vem em 2018?

Pretendo viajar com o meu novo espetáculo, “À Flor da Pele”, que eu estreei em São Paulo no dia 4 e faço uma temporada no mês de outubro. E para o ano que vem, pretendo também produzir um CD novo.

 ?? Divulgação ?? Zizi Possi: “É um show mais intimista, mais calmo. Vou acompanhad­a de dois músicos (piano e cordas)”
Divulgação Zizi Possi: “É um show mais intimista, mais calmo. Vou acompanhad­a de dois músicos (piano e cordas)”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil