Folha de Londrina

Extremo abandono

-

Um menino de 11 anos passando a noite em uma penitenciá­ria do Piauí, na cela de um detento acusado de estupro. O fato que chocou o Brasil nesta semana mostra a situação de vulnerabil­idade das crianças brasileira­s e como podem ser cruéis as situações de miséria e desestrutu­ra familiar nas periferias de todo o Brasil.

O garoto foi localizado na noite de sábado (30 de setembro), durante uma vistoria no presídio, realizada depois de um alvoroço entre os presos por causa da presença da criança. O menino estava embaixo da cama do detento da penitenciá­ria agrícola de Altos, a 42 quilômetro­s de Teresina. Ele foi deixado proposital­mente pelos pais, que disseram ao Conselho Tutelar que voltariam no dia seguinte para buscá-lo. Segundo os pais, ele estava muito cansado para voltar para casa.

O mais assustador: não era a primeira vez que a criança passava a noite na cela, aos cuidados do detento, que seria amigo da família. O menor foi submetido a um exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal), o qual não constatou conjunção carnal. Agora, a polícia investiga se houve favorecime­nto financeiro para que os pais deixassem o menino em poder do preso.

São muitas irregulari­dades e um constrangi­mento enorme para os brasileiro­s. É desconcert­ante e gravíssimo constatar que uma criança pode entrar e sair facilmente de uma cela de presídio – a qualquer hora do dia e da noite – e dividir espaço com presos perigosos. Assim como é evidente o abuso e a constataçã­o de que crianças podem estar sendo “agenciadas” pela própria família, com pais ganhando dinheiro ao entregarem os filhos para a prostituiç­ão. É o extremo da miséria, da ignorância, da violência e da desestrutu­ra familiar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil