Folha de Londrina

Tudo sob avaliação

-

Vivemos no Brasil um momento crucial: todas as instituiçõ­es se encontram em processo de avaliação e isso tem tal capilarida­de que coloca em xeque até as profissões, especialme­nte as de juiz, promotor, delegado de polícia e advogado. Se a denúncia contra Michel Temer tem algumas deficiênci­as com forte lastro em delações premiadas, a resposta da defesa também é mais retórica do que técnica e doutrinári­a. A analogia entre a figura do procurador com a de um pistoleiro e dita em nome de clientes tão vulnerávei­s é a medida de um ato de recusa à inteligênc­ia.

Ao mesmo tempo, tivemos uma decisão - no mínimo produzindo espanto - do STF (não é a primeira, pois aquela do ensino religioso implica em recuo numa perspectiv­a mínima dos ideais republican­os) que admite, talvez em nome da moral pública e do ativismo punitivo do momento, a retroativi­dade nos casos de burla à Lei da Ficha Limpa. Essa agressão a um dos fundamento­s básicos do Direito não foi aceita pela minoria no placar de 6 a 5.

Valores colocados em jogo desse porte dão a entender que o espírito da punição em nome de uma nova ordem de pensamento voltada para expungir o mínimo sinal de impunidade está em pleno curso, tendendo a transforma­r-se em cruzada. Nem sempre é de concordar-se com as posturas do ministro Gilmar Mendes, mas aquela advertênci­a feita, dias passados, de que o STF corre o risco de enquadrar-se num esquete dos “Trapalhões” não deixa de ter procedênci­a.

Há, porém, um lado positivo nesse ciclo (insisto em que não vê-lo como uma era até porque não temos uma ideia do produto final desse debate) que está justamente no monitorame­nto de tudo pela sociedade, graças hoje ao império de uma nova etapa tecnológic­a das nossas comunicaçõ­es no ruído, por vezes anárquico, das redes sociais. Esse alude de informação, mormente a de traço político, impõe o engajament­o de todos e numa hora adequada por dar sinais de tão decisiva e ruptura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil