Folha de Londrina

Battisti é preso preventiva­mente no MS

- Folhapress

Corumbá - O italiano Cesare Battisti foi preso preventiva­mente nessa quinta-feira (5) durante audiência de custódia na Justiça Federal em Corumbá (MS). Battisti foi retido na quarta-feira (4) ao tentar atravessar a fronteira com a Bolívia portando dólares e euros no valor equivalent­e a R$ 20 mil (1.300 euros e US$ 6.000). A decisão foi anunciada pelo juiz federal Odilon de Oliveira durante audiência feita por videoconfe­rência na tarde desta quinta.

Para o juiz, “ficou claro que Batistti estava tentando evadir-se do Brasil temendo ser efetivamen­te extraditad­o. Considerad­a a tentativa de fuga nos limites de uma convicção provisória deve ser ela levada em conta também para efeitos da garantia da efetiva aplicação da lei penal”.

Com isso, ele deve passar noite na sede da PF (Polícia Federal) de Corumbá e, nesta sexta, deverá ser encaminhad­o para o presídio da cidade. O italiano foi levado nesta quarta à PF (Polícia Federal) local para prestar esclarecim­entos relativos ao crime de evasão de divisas - enviar valores ao exterior sem a devida declaração à autoridade competente.

Battisti foi abordado por policiais rodoviário­s federais, que o identifica­ram e comunicara­m a PF, que fez o acompanham­ento do veículo até a fronteira. Foi retido num táxi boliviano no momento em que tentava sair do país, de acordocoma­PF.

Battisti fugiu da Itália e, em 2004, veio para o Brasil. Foi preso em 2007 e, em 2009, o STF autorizou a extradição, que foi negada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, no último dia de seu governo.

De acordo com a defesa de Battisti, há várias tentativas ilegais de remetêlo para o exterior. O italiano foi condenado em seu país à prisão perpétua por quatro assassinat­os nos anos 70, quando integrava o partido Proletário­s Armados para o Comunismo, grupo de extrema-esquerda.

Na semana passada, os advogados do italiano entraram com pedido de habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal) para impedir sua eventual extradição, deportação ou expulsão do Brasil.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Angelino Alfano, afirmou que o governo italiano está trabalhand­o com autoridade­s brasileira­s a respeito do pedido de extradição de Battisti.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil