Folha de Londrina

Eternos ídolos exaltam conquista

-

A conquista da Copa da Primeira Liga por parte do Londrina logo na sua primeira participaç­ão também foi exaltada por ex-jogadores, campeões em outras oportunida­des pelo alvicelest­e. Carlos Alberto Garcia, um dos maiores nomes da história do Tubarão, afirmou que o título é mais importante do que o da Taça Prata, conquistad­a em 1980, primeira façanha nacional da história do Tubarão. “Naquela época, o Londrina já era mais respeitado e a Série A tinha 80 equipes. Então, foi um título importante, sim. Mas, a Copa da Primeira Liga, pelo momento, pela dificuldad­e e pelo elenco do Londrina, com certeza, é mais importante”, avaliou.

Garcia ainda cobrou a oficializa­ção da Copa da Primeira Liga no calendário nacional e defendeu que o Londrina tem que colocar mais uma estrela no peito pela conquista do torneio.

Ele admitiu que não esperava pelo título, principalm­ente por causa do favoritism­o do adversário. O Galo tem vários jogadores consagrado­s no futebol brasileiro como Robinho, Fred e Elias. “Eu vi pela televisão a última partida do Atlético-MG em Curitiba. O Robinho jogou muito bem, fez dois gols e toda equipe deu um show de bola no Atlético-PR. E fiquei assustado com isso”, lembrou Garcia em entrevista na FOLHA.

O eterno camisa 8 alvicelest­e também destacou a participaç­ão da torcida no título. “Isso passa para os atletas e eles jogam mais do que o normal. Existe uma superação na parte física e uma motivação. O que o César, Edson Silva, Artur jogaram. Os três volantes jogaram tanto que nem sentimos a falta do Germano. Foi inesquecív­el. Daqui a 40 anos, os jogadores serão lembrados por esse título”, comentou.

Garcia contou ainda que recebeu ligações de amigos de Manaus, Cuiabá e até de Belo Horizonte por causa da repercussã­o do título do LEC. “Eu avisei os mineiros que eles não iriam ganhar. Desta vez, não tinha o Reinaldo”, brincou o ex-jogador ao lembrar do craque do Galo que eliminou a lendária equipe do Tubarão nas semifinais do Brasileiro de 1977.

SÉRIE A

Um dos destaques no título paranaense de 1992, o zagueiro Márcio Alcântara acredita que o primeiro lugar na Primeira Liga é fruto do trabalho sério e da estrutura oferecida pelo clube. “Títulos estaduais são importante­s, mas estes são muitos mais importante­s até pela qualidade dos adversário­s e por não ser sempre que se chega a uma conquista como essa. E ainda mais que foi de forma invicta”, ressaltou. “O Londrina já conseguiu o que muitas equipes não têm e agora acredito que só falta mesmo subir para Série A”.

Autor de um dos gols na vitória por 4 a 0 sobre o CSA (AL), que garantiu o título da Taça de Prata em 1980, primeira conquista nacional do LEC, o ex-meia Lívio Vieira exaltou o trabalho do técnico Claudio Tencati e do goleiro César. “Esta longevidad­e é difícil de acontecer no futebol brasileiro e o título foi merecido pelo que ele vem fazendo no comando do time. Já o César foi muito bem nos pênaltis e escreveu seu nome na história. É bom saber que mesmo tão jovem já é um ídolo”.

Mineiro de Matozinhos, Lívio comemorou também o fato do Londrina eliminar os dois rivais de Belo Horizonte. Atleticano na infância, o meia jogou oito anos no Cruzeiro – da base até o profission­al – de onde saiu para brilhar com a camisa alvicelest­e. “Recebi muitas ligações de amigos e familiares de Minas elogiando o Londrina. Talvez este titulo não tenha o mesmo peso da Taça de Prata, mas vai trazer muitos benefícios para o Londrina”, afirmou.

(L.F.C.)

 ?? RicardoChi­carelli ?? O longevo Tencati: “Não há dúvida de que este título fecha um ciclo vitorioso”
RicardoChi­carelli O longevo Tencati: “Não há dúvida de que este título fecha um ciclo vitorioso”
 ??  ??
 ?? MArcos Zanutto ?? Para o “Bem Amado” Garcia, título da Primeira Liga está acima da conquista da Taça de Prata em 1980
MArcos Zanutto Para o “Bem Amado” Garcia, título da Primeira Liga está acima da conquista da Taça de Prata em 1980

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil