Folha de Londrina

Título coroa renascimen­to do LEC

A conquista da Primeira Liga recoloca o clube em evidência no cenário nacional e premia o trabalho de recuperaçã­o iniciado em 2011

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Um título nacional era o que faltava e a conquista da Copa da Primeira Liga coroa com chave de ouro o período de reconstruç­ão do Londrina iniciado em 2011, com a parceria com a SM Sports. Ganhar uma competição que contou com a participaç­ão de grandes clubes recoloca o alvicelest­e no cenário do futebol brasileiro e mostra que o trabalho feito dentro e fora de campo está no caminho certo.

Ser campeão de um torneio após eliminar Fluminense, Cruzeiro e Atlético Mineiro evidencia a metodologi­a do clube de apostar em um mesmo treinador há mais de seis anos e por outro lado ressalta a reestrutur­ação administra­tiva e financeira adotada no Londrina desde a intervençã­o judicial em 2009.

“Não há dúvida de que este título fecha este ciclo vitorioso e precisamos reconhecer e valorizar este momento. Fomos campeões invictos e, por ser uma competição nacional, valoriza ainda mais o clube e o trabalho que está sendo feito aqui”, afirmou o técnico Claudio Tencati.

A retomada do caminho das vitórias e da volta da credibilid­ade do clube não foi fácil e construída aos poucos. Passou pelo título da Divisão de Acesso no primeiro ano, os quatro títulos simbólicos do interior, a conquista do Paranaense em 2014, após 22 anos, e pelos acessos seguidos às Séries C e B. Fora de campo, o LEC equacionou suas dívidas fiscais e trabalhist­as e voltou a ter solvência.

“Este título faz o Londrina ser uma referência para o Brasil em razão da manutenção de treinador e comissão técnica por um longo prazo. Temos mostrado que os resultados aparecem quando isso acontece”, frisou Tencati. “É o resgate da imagem do clube que vivia um momento terrível, de quedas seguidas e dívidas. Processo que foi sendo construído degrau por degrau e os resultados estão aí”.

O título da Primeira Liga foi a segunda conquista nacional do Londrina, que foi o primeiro campeão brasileiro do futebol paranaense ao ganhar a Série B de 1980, na época denominada Taça de Prata.

“Não posso desmerecer o que vivemos. Em 2011, o mais importante era aquele título da segunda divisão, onde tudo começou. Esse evidenciou mais porque é nacional, mas aquele foi fundamenta­l. Sempre valorizamo­s o que aconteceu e com um olhar sempre no futuro”, ressaltou Tencati.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil