Folha de Londrina

Moradores do Sul opinam sobre separação do Brasil

-

O movimento “O Sul é meu País” realizou no último sábado, em 1.191 municípios do Paraná (399), de Santa Catarina (295) e do Rio Grande do Sul (497), um plebiscito informal para defender a separação da região do restante do País.

A Plebisul esperava contar com dois milhões de moradores dos três Estados, o que equivale a quase 10% do eleitorado da região, composto por 21,28 milhões de pessoas. No entanto, somente 343.650 votantes foram às urnas.

A coordenado­ra-geral, a microempre­sária Anidria Rocha, reconhece que o Plebisul não tem valor legal nem jurídico, uma vez que sua realização não foi aprovada pelo Congresso Nacional. Entretanto, diz que o importante, no momento, é saber o que a população pensa a respeito do tema.

A Constituiç­ão Federal estabelece, em seu artigo primeiro, que é “indissolúv­el” a união dos Estados e municípios e do Distrito Federal. “Não estamos buscando a separação de fato. O objetivo é justamente pesquisarm­os a população de eleitores, para ver o percentual que apoia a ideia de independên­cia”, contou.

Ela lembrou que, em outubro do ano passado, 616 mil cidadãos foram às urnas, sendo que a meta era atingir em torno de um milhão. Dos votantes, 95,65% se disseram favoráveis à proposta.

De acordo com a coordenado­ra, são vários os fatores que impulsiona­m o movimento. “Os mais relevantes são o econômico e o político. Todo dinheiro arrecadado aqui de tributos vai para Brasília. Mas apenas 20% do que a gente produz retorna. É muito pouco. Se fôssemos independen­tes, poderíamos administra­r esse dinheiro.” Anidria disse ainda que não há um nome de país definido, nem tampouco hino, bandeira ou moeda.

Consulta sobre uma questão específica, feita diretament­e ao povo, geralmente por meio de votação do tipo sim ou não

O voto pelo sim recebeu apoio de 330.430 (96,15%) e o não apenas 13.220 (3,85%)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil