Folha de Londrina

Um artista essencial

Exposição de João Werner abre nesta quarta-feira; artista acumula uma longa trajetória

- Danieli de Souza Especial para a Folha 2

Um olhar sobre o urbano e o rural. Essas são as temáticas centrais da exposição “Esculturas & Pinturas”, de João Werner, que será aberta nesta quarta-feira (11). A exposição, realizada no Escritório de Arquitetur­a André Sell, reunirá 10 pinturas à óleo, acrílica e digitais. As esculturas são em cimento e em resina. “Misturam a temática rural e urbana, que eu achei que, para o momento, seriam os mais indicados. Creio que seja uma exposição bem aclética”, conta Werner. São pinturas que fazem parte do acervo pessoal do artista e, a maioria delas, nunca foi exposta antes.

Escultor, pintor e, durante anos, professor de arquitetur­a e desenho industrial, Werner foi também, por dois anos, crítico de arte na Folha de Londrina. Mestre em comunicaçã­o e semiótica pela PUC/SP (Pontífica Universida­de Católica), o artista já teve suas obras expostas por diversos lugares do mundo, entre eles, na Bienal de Florença (Itália); na Galeria Artoteque, em Londres (Inglaterra); e também no Centro de Arte Digital de Los Angeles (Estados Unidos. “Essas são algumas das que eu mais gosto de lembrar. Que realmente me orgulham muito”, conta.

Depois de algum tempo em hiato, em que Werner permaneceu afastado das produções artísticas, ele retomou o trabalho em um ambiente pra lá de criativo, o Juntus Coworking, onde está há dois meses. Espaço colaborati­vo, que reúne profission­ais de diversos ramos – publicitár­ios, psicólogos, advogados, entre outros – o novo local de trabalho de Werner é um dos motivos do retorno. “Foram em torno de 300 esboços (material preparatór­io que antecede a pintura), só nesse período. Essa troca, com diferentes profission­ais, acaba trazendo inspiração. Eu chego a produzir quatro ou cinco esboços por dia. É uma coisa nova e muito positiva.” A grande maioria destes esboços, segundo ele, irá virar pintura – e posterior exposição - em um futuro próximo. “Em casa a gente se distrai com todo o tipo de coisa, aqui, se concentra, não tem jeito. Isso sem falar na energia, que também é super estimulant­e por aqui. Estou trabalhand­o como nunca antes”, conta aos risos.

A última exposição realizada por ele foi em 2015. Entitulada “Ladrão”, ela abordava a corrupção e a política nacional. “Eu vinha abordando sempre temas polêmicos. Isso é bem diferente da atual exposição. Creio que ela resgata o trabalho de uns 10 anos atrás, mais ‘calmo’.” Werner ressalta, também, a importânci­a da parceria e receptivid­ade do arquiteto André Sell e da marchand (negociador­a de obras de arte) Helena Gomes. “Por tudo isso, esta é uma exposição que se reveste de profundo significad­o emocional para mim, sendo uma retomada de vida. Um renascimen­to em minha carreira. Gostaria de convidar o público de Londrina para visitar e contemplar essa vivência.”

HORIZONTAI­S

 ?? Reprodução ?? Exposição de João Werner reúne obras com temática urbana e rural, como na tela ‘Ceifadores’
Reprodução Exposição de João Werner reúne obras com temática urbana e rural, como na tela ‘Ceifadores’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil