Pre­sos sus­pei­tos de rou­bo de de­fen­si­vos

Folha de Londrina - - Geral - Ra­fa­el Ma­cha­do Re­por­ta­gem Lo­cal

Po­li­ci­ais ci­vis de uni­da­des da DIG (De­le­ga­cia de In­ves­ti­ga­ções Ge­rais) de Ava­ré e Ita­pe­va, am­bas no in­te­ri­or de São Paulo, e do Cope (Cen­tro de Ope­ra­ções Especiais da Po­lí­cia Ci­vil) e da 10ª SDP (Sub­di­vi­são Po­li­ci­al) de Lon­dri­na de­fla­gra­ram na ma­nhã des­ta quar­ta-fei­ra (11) a Ope­ra­ção Pa­raí­so, que pren­deu 14 sus­pei­tos de in­te­grar uma qua­dri­lha es­pe­ci­a­li­za­da no rou­bo de de­fen­si­vos agrí­co­las. Cer­ca de 80 agentes par­ti­ci­pa­ram da ação. Um dos lí­de­res foi de­ti­do no Par­que Ou­ro Ver­de, na zo­na nor­te de Lon­dri­na.

O es­que­ma cri­mi­no­so fun­ci­o­na­va desde o fim do ano pas­sa­do e pos­suía ra­mi­fi­ca­ções em ci­da­des do in­te­ri­or de São Paulo e de du­as re­giões do Pa­ra­ná: Nor­te e Nor­te Pi­o­nei­ro. Os man­da­dos foram cum­pri­dos em Lon­dri­na, Ja­bo­ti, Ibai­ti, San­ta Cruz do Rio Par­do e Pi­ra­ju. As in­ves­ti­ga­ções co­me­ça­ram há três me­ses, de­pois que uma fa­zen­da em Ita­pe­va foi rou­ba­da. Na oca­sião, os la­drões le­va­ram de­fen­si­vos agrí­co­las, além de bo­ti­nas e cha­péus. Na de­le­ga­cia, as ví­ti­mas des­cre­ve­ram as ca­rac­te­rís­ti­cas dos as­sal­tan­tes, o que aju­dou a po­lí­cia a iden­ti­fi­car ou­tros rou­bos se­me­lhan­tes pra­ti­ca­dos na re­gião de Ita­pe­ti­nin­ga (SP).

De acor­do com o de­le­ga­do Au­lo Fer­nan­des, um dos res­pon­sá­veis pe­la Ope­ra­ção Pa­raí­so, a qua­dri­lha era di­vi­di­da em dois seg­men­tos: exe­cu­to­res dos assaltos e re­cep­ta­do­res. Qua­tro in­te­gran­tes do pri­mei­ro gru­po foram de­ti­dos em Lon­dri­na. Um de­les é sus­pei­to de in­te­grar uma qua­dri­lha de rou­bo a agên­ci­as ban­cá­ri­as. “A ci­da­de abri­ga­va o ra­mo mais pe­ri­go­so. Eles iam nas fa­zen­das, ater­ro­ri­za­vam os do­nos e trans­por­ta­vam os de­fen­si­vos em um ca­mi­nhão, tam­bém apre­en­di­do. Es­ses ma­te­ri­ais eram dis­tri­buí­dos ao restante da qua­dri­lha”, ex­pli­cou.

Ob­je­tos le­va­dos das pro­pri­e­da­des ru­rais, co­mo apa­re­lhos de TV, ce­lu­la­res, joi­as e até um car­ri­nho de be­bê, além de ar­mas de fo­go e por­ções de ma­co­nha, foram re­co­lhi­dos. Em ape­nas um dos rou­bos, re­gis­tra­do em Co­ro­nel Ma­ce­do (SP), a Po­lí­cia Ci­vil es­ti­ma que os ban­di­dos te­nham dei­xa­do pre­juí­zo de R$ 300 mil. “Fo­ra os da­nos fi­nan­cei­ros pro­vo­ca­dos a ou­tros agri­cul­to­res”, pon­de­rou Fer­nan­des, que con­fir­mou a prisão de pro­du­to­res de Ibai­ti, San­ta Cruz do Rio Par­do e Ja­bo­ti que são sus­pei­tos de com­prar os ma­te­ri­ais rou­ba­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.