Fes­tas da fé

De­vo­tos de Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da co­me­ça­ram a che­gar ain­da de ma­dru­ga­da pa­ra as ce­le­bra­ções da Fes­ta da Pa­dro­ei­ra

Folha de Londrina - - Primeira Página - Ge­ral@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br Si­mo­ni Sa­ris Re­por­ta­gem Lo­cal

Cer­ca de 200 mil pes­so­as es­ti­ve­ram no San­tuá­rio Na­ci­o­nal pa­ra um 12 de outubro ain­da mais mar­can­te: foi ce­le­bra­do o Ju­bi­leu de 300 Anos de Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da. Ví­deo com men­sa­gem do pa­pa Fran­cis­co foi exi­bi­do. Em Lon­dri­na, as ce­le­bra­ções da Fes­ta da Pa­dro­ei­ra atraí­ram tan­to pú­bli­co que mui­tos fi­eis ti­ve­ram que acom­pa­nhar as mis­sas do la­do de fo­ra do san­tuá­rio da Vi­la No­va

OSan­tuá­rio Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da em Lon­dri­na fi­cou pe­que­no nes­ta quinta-feira (12) pa­ra aco­mo­dar as mi­lha­res de pes­so­as que co­me­ça­ram a che­gar ain­da du­ran­te a ma­dru­ga­da pa­ra as ce­le­bra­ções da Fes­ta da Pa­dro­ei­ra. Por fal­ta de es­pa­ço, mui­tos fi­eis acom­pa­nha­ram as mis­sas do la­do de fo­ra do san­tuá­rio, lo­ca­li­za­do na Vi­la No­va (área cen­tral). Nem o for­te ca­lor des­de as pri­mei­ras ho­ras da ma­nhã es­pan­tou os de­vo­tos da san­ta, que vi­e­ram de vá­ri­as re­giões de Lon­dri­na, de ci­da­des do Pa­ra­ná e também de ou­tros es­ta­dos.

Neu­sa Ma­ria La­za­ri­ni foi ao san­tuá­rio acom­pa­nha­da da fi­lha Jés­si­ca e do gen­ro Gui­lher­me. Nos bra­ços, Jés­si­ca le­va­va uma ima­gem de Nos­sa Se­nho­ra fei­ta em ma­dei­ra por um ar­te­são mi­nei­ro. “Ela se ca­sou e es­sa ima­gem foi o meu pre­sen­te pa­ra ela. Nos­sa Se­nho­ra foi a pri­mei­ra a en­trar na casa da mi­nha fi­lha”, con­tou a apo­sen­ta­da. “Nos­sa Se­nho­ra tem pa­ra mim uma im­por­tân­cia to­tal. É des­sa ma­nei­ra que pas­sa­mos o con­cei­to de fa­mí­lia aos fi­lhos. O pri­mor­di­al éa fé e a de­vo­ção a um ser su­pe­ri­or ”, afir­ma La­za­ri­ni, de- vo­ta de Nos­sa Se­nho­ra des­de que nas­ceu, se­guin­do os pas­sos ini­ci­a­dos pe­la bi­sa­vó na de­vo­ção à mãe de Je­sus.

Pa­ra os ca­tó­li­cos, es­se 12 de Outubro te­ve um sig­ni­fi­ca­do ain­da mais es­pe­ci­al por mar­car as co­me­mo­ra­ções dos 300 anos de apa­ri­ção da ima­gem de Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da no rio Pa­raí­ba, em São Paulo. Pa­ra os lon­dri­nen­ses, a da­ta também re­me­te aos 20 anos de exis­tên­cia do san­tuá­rio na Vi­la No­va.

“A his­tó­ria com Nos­sa Se­nho­ra sem­pre foi uma his­tó­ria de aju­da, de in­ter­ces­são, de cui­da­dos, de cu­ra, de bên­çãos e de gra­ças. Tal­vez pe­la ima­gem de Ma­ria es­tar li­ga­da à ima­gem da mãe, da mu­lher que sem­pre cui­da e aju­da o po­vo, o po­vo vem e tem es­se ca­ri­nho por Nos­sa Se­nho­ra”, des­ta­cou o rei­tor do Se­mi­ná­rio Pro­pe­dêu­ti­co São José, em Lon­dri­na, padre Edi­van Pe­dro dos San­tos. “Ma­ria é a san­ta de to­das as cau­sas, que in­ter­ce­de por todos os seus fi­lhos. A re­la­ção que te­mos com Ma­ria é di­fe­ren­te da que te­mos com os ou­tros san­tos. Com Ma­ria a di­fe­ren­ça é jus­ta­men­te em ser­mos fi­lhos”, acres­cen­tou o padre que por qua­tro anos foi vi­gá­rio no San­tuá­rio Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da.

ACRE­DI­TAR

Um dos lo­cais mais vi­si­ta­dos do San­tuá­rio, a Sa­la de Pro­mes­sas reú­ne cen­te­nas de ob­je­tos dei­xa­dos pe­los de­vo­tos co­mo lem­bran­ça e gra­ti­dão dos mi­la­gres al­can­ça­dos. A ze­la­do­ra Ma­ria Mar­ga­ri­da Fran­cis­co se emo­ci­o­nou ao re­lem­brar a es­trei­ta re­la­ção com Nos­sa Se­nho­ra du­ran­te to­da a sua vi­da, mas em es­pe­ci­al lo­go após o nas­ci­men­to de seu fi­lho, há 21 anos. Com ape­nas três me­ses de vi­da, o be­bê so­fria de re­flu­xo e a so­lu­ção apon­ta­da pe­los mé­di­cos pa­ra re­sol­ver o pro­ble­ma era a ci­rur­gia. Te­me­ro­sa de ver uma cri­an­ça com tão pou­co tem­po de vi­da na sa­la de ci­rur­gia, a ze­la­do­ra en­tre­gou seu fi­lho aos cui­da­dos de Ma­ria e o pro­ble­ma foi re­ver­ti­do sem que a ope­ra­ção fos­se ne­ces­sá­ria. “Con­sa­grei meu fi­lho nos bra­ços de Ma­ria e Nos­sa Se­nho­ra o pe­gou nos bra­ços e me de­vol­veu. Ho­je ele es­tá com 21 anos e nun­ca mais te­ve ne­nhum pro­ble­ma de saú­de”, con­tou ela. “Tem que ter fé e acre­di­tar”, en­si­nou.

“A Sa­la de Pro­mes­sas é sem­pre um pe­da­ci­nho da his­tó­ria de ca­da pes­soa que tem uma his­tó­ria de amor com Nos­sa Se­nho­ra, do ca­ri­nho e da ter­nu­ra de Deus atra­vés de Ma­ria. Ca­da pes­soa que en­con­trou em Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da um re­fú­gio, a es­pe­ran­ça, o re­co­me­ço de su­as vi­das. Ela não dei­xa nin­guém na mão”, re­for­ça o padre.

O cor­re­tor imo­bi­liá­rio Ri­car­do Moreira dos San­tos e a es­po­sa, a fun­ci­o­ná­ria pú­bli­ca Vi­vi­a­ne Pon­tes dos San­tos, sem­pre ti­ve­ram a vi­da nor­te­a­da pe­la fé cris­tã e sem­pre bus­ca­ram apoio jun­to a Nos­sa Se­nho­ra nos mo­men­tos mais di­fí­ceis, mas nes­te ano, re­cor­dam eles, pas­sa­ram por uma ex­pe­ri­ên­cia que os li­gou ain­da mais à mãe de Je­sus. In­ter­na­do às pres­sas com co­lan­gi­te, uma in­fla­ma­ção dos ca­nais bi­li­a­res, San­tos pas­sou 32 dias no hos­pi­tal, 14 de­les na Uni­da­de de Te­ra­pia In­ten­si­va. So­freu du­as pa­ra­das car­día­cas, en­trou em co­ma e vá­ri­os ór­gãos dei­xa­ram de fun­ci­o­nar. “O mé­di­co dis­se que eu ti­nha 5% de chan­ce de so­bre­vi­ver”, re­lem­bra.

Ori­en­ta­da pe­la equi­pe mé­di­ca a pre­pa­rar os dois fi­lhos pa­ra o pi­or, a es­po­sa foi até a ca­pe­la do hos­pi­tal e pe­diu à Nos­sa Se­nho­ra que in­ter­ce­des­se pe­la saú­de do ma­ri­do. Uma cor­ren­te de ora­ção foi fei­ta na fa­mí­lia e en­tre ou­tros fiéis do san­tuá­rio e de ou­tras ci­da­des. En­tre os fa­mi­li­a­res, ca­tó­li­cos e evan­gé­li­cos uni­ram-se em uma úni­ca cor­ren­te de fé. “Pe­di com mui­ta fé à Nos­sa Se­nho­ra e no dia se­guin­te ele já abriu os olhos e em três a qua­tro dias foi de­sen­tu­ba­do. Os mé­di­cos re­co­nhe­ce­ram que foi um mi­la­gre”, re­cor­da Vi­vi­a­ne dos San­tos. “De­pois dis­so, nos­sa li­ga­ção com a igre­ja fi­cou mui­to mais for­te”, afir­ma o cor­re­tor.

CO­ME­MO­RA­ÇÕES

Nes­ta quinta-feira, en­tre as 5 e as 18 ho­ras fo­ram ce­le­bra­das no­ve mis­sas no san­tuá­rio, além de ou­tras atividades re­a­li­za­das ao lon­go do dia, co­mo a ben­ção dos car­ros, a Pro­cis­são Lu­mi­no­sa e a co­ro­a­ção da ima­gem de Nos­sa Se­nho­ra.

Marivaldo oliveira/Có­di­go 19/Es­ta­dão Con­teú­do

Mar­cos Za­nut­to

Gi­na Mar­do­nes

Es­pa­ço fi­cou pe­que­no pa­ra aco­mo­dar as pes­so­as que vi­e­ram de vá­ri­as ci­da­des do Pa­ra­ná e também de ou­tros es­ta­dos

Mar­cos Za­nut­to

A Sa­la de Pro­mes­sas reú­ne ob­je­tos dei­xa­dos co­mo lem­bran­ça e gra­ti­dão dos mi­la­gres al­can­ça­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.