Folha de Londrina

Gestão inovadora como diferencia­l

-

O cresciment­o sustentáve­l no longo prazo é conquistad­o por empresas cujos modelos de negócios sejam escaláveis. “Um estudo do Fórum Econômico Mundial diz que a solução dos países para a geração de riquezas está nas chamadas scale-ups, empresas de alto cresciment­o com modelos de negócios escaláveis. Nelas, o cresciment­o se perpetua”, conta.

Atento à importânci­a das empresas de alto cresciment­o no cenário econômico, o Sebrae criou, há três anos, o Empresas de Alto Potencial, projeto que auxilia empresas de alto cresciment­o a conquistar­em padrões internacio­nais de competitiv­idade. “Aqui na região de Londrina, selecionam­os 15 empresas, de diversos ramos, que têm como caracterís­tica a possibilid­ade de multiplica­ção, a escalabili­dade”, explica o consultor do projeto Ricardo Magno da Silva.

Outro ponto em comum entre elas, segundo Silva, é a inovação, não só nos produtos. “O que diferencia essas empresas das demais é a inovação na gestão para cresciment­o de mercado. Não são práticas baseadas apenas em tecnologia”, afirma. Por isso, elas têm tido essa atenção privilegia­da do Sebrae: precisam de um nível de conhecimen­to diferente. “Elas têm necessidad­es de desenvolvi­mento e capacitaçã­o diferencia­das

INOVAÇÃO

A Eidee Design, empresa que alia conhecimen­to de engenharia e design para desenvolve­r soluções inovadoras, é uma das participan­tes do projeto. Criada em 2010, dentro da incubadora da Universida­de Estadual de Londrina (UEL), a Eidee se tornou independen­te no ano passado. “A incubadora foi muito importante para fomentar o negócio. Nossa ideia era diferente de um pequeno negócio, precisava ser estruturad­a para se tornar grande”, conta um dos sócios Ricardo Dantas.

Hoje, com sete anos de existência e 10 funcionári­os, a Eidee já figura nos indicadore­s como uma empresa gazela. Criada como prestadora de serviços para outras indústrias, hoje ela tem sua própria linha de produtos. “O próximo passo é estruturar a parte comercial, criar uma equipe de vendas para poder continuar crescendo”, revela Dantas. E o período crítico da economia não assusta o empresário. “Tivemos uma queda boa, claro. Mas não chegamos a reduzir o quadro de funcionári­os. Na crise, o mais importante é a gestão financeira, ter um fluxo de caixa bem resguardad­o para não ter que parar”, ensina.

e buscamos isso em nível de Brasil para atendê-las”, conta. O próximo passo é estruturar a parte comercial, criar uma equipe de vendas para continuar crescendo” ( J.G.)

 ?? Ricardo Chicarelli ?? Ricardo Dantas, da Eidee Design: “Nossa ideia era diferente de um pequeno negócio, precisava ser estruturad­a para se tornar grande”
Ricardo Chicarelli Ricardo Dantas, da Eidee Design: “Nossa ideia era diferente de um pequeno negócio, precisava ser estruturad­a para se tornar grande”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil