Folha de Londrina

Devotos enfrentam calor e cansaço para pagar promessas

Cerca de 200 mil pessoas visitaram o Santuário Nacional de Aparecida; mensagem do papa foi transmitid­a durante missa

- Gabriela Sá Pessoa e Eduardo Knapp Folhapress

Aparecida -

Todos os anos, Nelson Martins, 63, carrega sua cruz. Desta vez, ele saiu de sua casa em Santa Branca a pé, sandálias nos pés e uma mochila pequena nas costas, na segunda (9). Nesta quinta (12), estava a 7 km de seu destino, Aparecida, quando a reportagem o encontrou na via Dutra. “Já escapei de muito na vida, Nossa Senhora já salvou minha vida”, ele dizia, desacelera­ndo o passo, arrastando a cruz de 1,80 metro nos ombros. Explicava que o esforço, repetido anualmente há mais de uma década, não agradecia nenhuma graça específica nem pedia nada especial à Santa. Ele conta que o pai reapareceu depois de sua primeira romaria, em 2007. Estava havia 20 anos desapareci­do.

Como Martins, a reportagem encontrou peregrinos que vêm a Aparecida anualmente, para agradecer “por tudo”. Ninguém com quem a reportagem conversou era devoto de primeira viagem.

A organizaçã­o do Santuário Nacional esperava 200 mil pessoas para este 12 de outubro, celebração do Jubileu de 300 Anos de Nossa Senhora Aparecida. Em 2016, durante todo o dia, foram 140 mil.

Além de cruzes, romeiros carregam consigo ofertas de toda sorte a Aparecida: imagens da Santa, roupas, miniaturas de carro, réplicas de parte do corpo humano.

Os devotos chegavam de toda forma à cidade religiosa: descalços, de sandálias crocs. Havia também quem viesse de bicicleta. “É muita fé!”, berrava um ciclista sorridente de braços abertos, levando no peito uma estampa da santa, ao cruzar a ponte que conduz até a entrada principal da cidade.

Em comum, todos os fiéis aparentam um cansaço extremo, mas menor que a devoção. Perto das 7h30, igreja lotada, um padre celebrava uma das primeiras missas do dia e puxou o cântico: “Mãezinha do céu, eu não sei rezar...”. Sentados nos bancos, deitados chão, encostados nas colunas, ainda havia fôlego para cantar a uma só voz: “Eu só sei dizer, eu quero te amar”.

Fora do templo, havia filas por todos os lugares. Era preciso esperar para comprar velas, para acendê-las, para ver a imagem de Aparecida de perto (pela manhã, levavase no mínimo três horas) e para comer.

POLÍTICOS E PAPA

Ausência de políticos foi sentida em Aparecida. A organizaçã­o convidou autoridade­s, incluindo o presidente Michel Temer (PMDB) - que gravou um vídeo lembrando a data e enviou o ministroch­efe da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PS- DB), para representá-lo. “Se eu fosse presidente do Brasil, eu viria, não é?”, disse o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista, a jornalista­s, após a missa campal. “Eu acho que é uma questão até de assessoria. Vai ver os assessores não atentaram pra isso. Olha, é a padroeira do Brasil. É algo importante. Mas a gente respeita”, afirmou.

Batista citou como exceção o governador Geraldo Alckmin (PSDB), declaradam­ente católico, que disse frequentar Aparecida desde quando era prefeito da vizinha Pindamonha­ngaba. As autoridade­s foram vaiadas brevemente pelos fiéis, quando foram anunciadas no início da cerimônia. “Não ouvi vaia nenhuma”, respondeu Alckmin, quando questionad­o sobre a manifestaç­ão do público.

Além de autoridade­s políticas, faltou o papa Francisco na celebração. Em 2013, quando esteve em Aparecida, ele prometeu que viria para os 300 anos da padroeira. Em vídeo, ele falou que o brasileiro precisa ter fé contra a corrupção. “Não se deixem vencer pelo desânimo”, disse o papa, que repetiu a frase: “Não se deixem vencer pelo desânimo. Confiem em Deus.” “O Brasil hoje necessita de homens e mulheres cheios de esperança e firmes na fé, que deem testemunho de que o amor manifestad­o na solenidade e na partilha é mais forte e luminoso que as trevas do egoísmo e da corrupção”, disse.

O Brasil hoje necessita de homens e mulheres cheios de esperança e firmes na fé”

 ?? Rovena Rosa/Agência Brasil ?? Fiéis comemoram os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida
Rovena Rosa/Agência Brasil Fiéis comemoram os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil