Folha de Londrina

Espaços gourmet para bem receber

Funcionais e excelentes ambientes de convivênci­a, os espaços gourmet se destacam em projetos modernos de interiores

- Reportagem Local

De alguns anos para cá, já é possível se sentir um chef dentro de casa. O espaço gourmet tem conquistad­o o coração de quem gosta de preparar refeições para receber familiares e amigos e já aparece em muitos empreendim­entos imobiliári­os.

A principal caracterís­tica de uma área gourmet e elemento que a diferencia de uma cozinha qualquer é o fato de ser um ambiente de culinária e convivênci­a ao mesmo tempo. A proposta é possibilit­ar que a pessoa cozinhe e interaja com os familiares e amigos simultanea­mente. Esse tipo de espaço tem um apelo de integração muito grande, pois ao redor do local em que se cozinha, fica um ambiente social que permite essa interação com os convidados. Pode aparecer na varanda, cobertura ou dentro da própria casa.

E para compor o espaço gourmet, vale apostar em equipament­os tecnológic­os, peças de design, móveis sofisticad­os, tudo para garantir a personalid­ade do morador. O ambiente deve ter uma bancada ou mesa para acomodar os convidados, o tamanho depende do número de pessoas que se costuma receber. Se a casa for pequena, vale a pena integrar o espaço gourmet com a sala de jantar.

Esse ambiente tem também outra perspectiv­a: um espaço de preparação de pratos mais sofisticad­os, que costumam ser servidos assim que ficam prontos. A disposição da área, com esse apelo de convivênci­a, também facilita muito essa dinâmica.

A tendência do comportame­nto social conquista a decoração que se adapta para atender às necessidad­es culturais. As áreas de lazer estão cada vez mais em alta, e seja em casas ou apartament­os as pessoas buscam espaços diferencia­dos para aliar o desejo de reunir amigos e familiares com uma boa gastronomi­a. As palavras de ordem são conforto e praticidad­e em apenas um ambiente, e para isso um bom projeto arquitetôn­ico precisa ser feito. Existem espaços gourmet que atendem um número maior de pessoas e existem também as famosas varandas gourmets, que estão limitadas a um número reduzido com mais privacidad­e.

O que se pode notar, portanto, é que existem muitas diferenças entre os salões de festas convencion­ais e estes novos espaços. Talvez a mais gritante dessas divergênci­as seja o fato da área da cozinha ser o ponto principal do espaço, onde a finalidade do evento é acompanhar o preparo do prato escolhido. Por isso, os interessad­os em ter um espaço gourmet precisam equipá-lo adequadame­nte com fogão, pia, bancada, cadeiras, utensílios, entre outros itens. E ainda garantir uma decoração coerente à proposta de composição do ambiente. A dica é procurar um profission­al especializ­ado e uma boa loja de móveis e decoração.

 ?? Marcelo Stammer/Divulgação ?? As palavras de ordem são conforto e praticidad­e em apenas um ambiente, e para isso um bom projeto arquitetôn­ico é garantia de sucesso
Marcelo Stammer/Divulgação As palavras de ordem são conforto e praticidad­e em apenas um ambiente, e para isso um bom projeto arquitetôn­ico é garantia de sucesso
 ?? Marcelo Stammer/Divulgação ?? A ampla bancada com a mesa anexa permite aos convidados acompanhar o preparo do prato escolhido
Marcelo Stammer/Divulgação A ampla bancada com a mesa anexa permite aos convidados acompanhar o preparo do prato escolhido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil