Folha de Londrina

BRILHANTIS­MO

Nas provas disputadas na pista da UEL, Londrina ficou em primeiro lugar no feminino e em segundo no masculino

- GUILHERME MARCONI Reportagem Local

Com provas disputadas na pista de atletismo da UEL, nesse final de semana, os 30o Jogos da Juventude do Paraná ( Jojups) tiveram quatro recordes paranaense­s batidos. Londrina ficou em primeiro lugar no feminino e em segundo no masculino

Nem a chuva foi capaz de atrapar o brilhantis­mo das provas disputadas na pista de atletismo da UEL (Universida­de Estadual de Londrina), neste final de semana, durante as disputas dos 30º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s). Quatro recordes paranaense­s foram batidos no local recém-inaugurado. Alana das Neves Maranhão, de Paranavaí, venceu a prova do lançamento de dardo com a marca de 46,41 metros. Já Nicholas Marques de Oliveira, de Campo Mourão, venceu os 100 metros rasos, com tempo de 10s69 e os 200 metros com 22s12. A equipe londrinens­e do 4x400 metros misto fechou a competição também com quebra de recorde com 3 minutos e 45 segundos.

Os quatro atletas do revezament­o de Londrina também foram destaques individuai­s nas suas provas. Pedro Luiz Tambolim de Souza venceu as provas de 800 e 1.500 metros; Pedro Henrique Dalegrama ficou com o terceiro em duas provas nos 400 e 800 metros. As atletas do feminino responsáve­is pela medalha e recorde no revezament­o também ajudaram a equipe a terminar o torneio em primeiro lugar da classifica­ção geral. Pamela Camila Dias ficou com o ouro nos 800 metros e prata nos 400 metros. Já Sthefanie Maria de Brito foi destaque em provas mais longas com primeiro lugar nos 3.000 metros e nos 2.000 com obstáculo. As meninas da casa também for- maram pódio triplo no arremesso de peso como Rafaela Isabel, Gabriele Tobias e Larissa Lima. Ao todo, foram 15 medalhas no feminino.

No masculino, Londrina perdeu para Colombo e conquistou o segundo lugar geral, subindo nove vezes ao pódio. Segundo o coordenado­r do projeto Londrina Caixa de atletismo, Gilberto Miranda, a equipe atingiu as expectativ­as almejadas para competição. “O esporte é tudo na vida desses adolescent­es. Por ser um esporte acessível, tem feito transforma­ções sociais incríveis. Temos atletas revelados que competem no adulto e muitos dos que competiram aqui tem grande potencial”, destacou Miranda. Para Pedro Luiz, as vitórias não foram surpresas. “Eu tinha grande expectativ­a de ganhar sim por conta dos tempos que estava fazendo nos treinos”, lembrou o atleta que sonha com a participaç­ão em um campeonato mundial.

O projeto de formação de atletas exista há 17 anos na cidade e atende cerca de mil crianças e adolescent­es em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com patrocínio da Caixa. O time londrinens­e estava treinando na pista do Estádio do Café, mas com a reforma da pista de atletismo UEL, eles voltarão a treinar no local.

SONHO OLÍMPICO

O atleta de Campo Mourão, responsáve­l por duas quebras de recorde nas duas provas mais populares da modalidade, é bicampeão dos jogos nas provas dos 100 e 200 metros. No Jojup’s, a marca de 11s foi atingida em 1991 por um atleta de Apucarana e repetida em 2012 por um estudante de São José dos Pinhais, ou seja, com 10s69, Nicholas foi o primeiro a atleta a baixar da casa dos 11 segundos na prova mais veloz do atletismo. “Fiquei surpreso porque eu esperava as medalhas, mas não contava com a quebra dos recordes”, disse o estudante de 17 anos que sonha em ser atleta olímpico. Antes do sonhado futuro,- o atleta que é de Cambará, mas treina em Campo Mourão -, se prepara para a competição nacional, os Jogos Escolares da Juventude que serão disputados em Brasília.

 ??  ??
 ?? Anderson Coelho ?? A equipe londrinens­e do 4x400 metros misto fechou a competição também com quebra de recorde com 3 minutos e 45 segundos
Anderson Coelho A equipe londrinens­e do 4x400 metros misto fechou a competição também com quebra de recorde com 3 minutos e 45 segundos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil