Folha de Londrina

PROSPERAND­O -

- (F.L.)

Cobiçados por empresas em tempo de crise, os gestores e consultore­s financeiro­s estão entre os profission­ais mais bem pagos do País. Alexandre Shimada, formado em Psicologia, viu oportunida­de na área e fez diversas especializ­ações, incluindo finanças e marketing digital.

O norte-americano Richard H. Thaler estourou uma bolha de certezas ao afirmar que uma boa economia deve ter em mente que as pessoas são humanas. A pioneira aplicação da psicologia ao comportame­nto econômico rendeulhe o Prêmio Nobel 2017. Mostra que profissões, como a de gestor e consultor financeiro, podem ser opções de carreira para profission­ais com conhecimen­tos em outras áreas, além do dueto contábeis e administra­ção.

Alexandre Shimada, 33, de Londrina, é um dos profission­ais que apostam numa carreira no mercado financeiro. Psicólogo de formação, se especializ­ou em Estatístic­a (UEL) e ainda fez aperfeiçoa­mento em Finanças (FGV), MBA em Gestão Financeira, Controlado­ria e Auditoria (FGV ) e MBA em Marketing Digital e Gerenciame­nto de Projetos Web (Pitágoras).

“Inicialmen­te, pensei em trabalhar com pesquisa de mercado, mas foi com o marketing que descobri que as pessoas tinham dados em mãos, mas não sabiam aplicar em projetos. Todo mundo quer ganhar dinheiro. Então vi uma oportunida­de de ser consultor financeiro”, conta.

É na crise que quem pretende ganhar dinheiro pode ter oportunida­de e é aí que gestores e consultore­s abrem as portas de bons negócios. “Para mim, o momento está sendo ótimo”, resume Shimada, levando em conta a confiança das empresas que, para atravessar­em a crise, buscam o trabalho dos gestores e consultore­s financeiro­s.

Se para as empresas é hora de buscar ajuda especializ­ada, para os profission­ais é tempo de buscar capacitaçã­o. “Dizer que a economia está ruim. Isto não passa de uma desculpa. É diferente o tipo de desemprego em São Paulo e o de Londrina, por exemplo. O governo toma um medida econômica e amanhã já se percebe as consequênc­ias. Não é verdade. Uma empresa grande talvez sinta os impactos mais rápido, porém, os pequenos empreended­ores, a maioria do empresaria­do brasileiro, levarão mais tempo para sofrerem os efeitos. Está aí uma das necessidad­es do profission­al ter informação e formação diversa para compreende­r o mercado”, afirma Shimada.

Sobre as oportunida­des de ganhos na área de finanças, o consultor recorre a uma comparação com o futebol: “Qual atleta vai ganhar mais dinheiro? É lógico que é um Neymar”, conclui.

 ?? Gina Mardones ??
Gina Mardones
 ?? Gina Mardones ?? “Todo mundo quer ganhar dinheiro. Então vi uma oportunida­de de ser consultor financeiro”, diz Alexandre Shimada, formado em Psicologia, com especializ­ação em finanças
Gina Mardones “Todo mundo quer ganhar dinheiro. Então vi uma oportunida­de de ser consultor financeiro”, diz Alexandre Shimada, formado em Psicologia, com especializ­ação em finanças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil