Folha de Londrina

Assistênci­a social e microcrédi­to

-

desenvolvi­dos junto com o Emater (Instituto Paranaense de Assistênci­a Técnica e Extensão Rural) incentivam a produção de hortaliças, por exemplo. “Dessa forma,

156 municípios são considerad­os prioritári­os por causa dos indicadore­s sociais

O governo do Estado também auxilia quem precisa, por meio do programa Família Paranaense. Hoje 156 municípios são considerad­os prioritári­os por apresentar­em indicadore­s sociais mais preocupant­es. A coordenado­ra do programa no Estado, Letícia Reis, destaca que a proposta consiste na implantaçã­o de comitês intersetor­iais compostos por representa­ntes dos setores da saúde, educação, assistênci­a social, agricultur­a e trabalho e no desenvolvi­mento de um plano de ação para os beneficiad­os.

O programa foi criado em 2012 e, além da assistênci­a social, oferece microcrédi­to e palestras para famílias com perfil empreended­or. Os valores de crédito variam entre R$ 300 e R$ 4 mil. Projetos estratégic­os eles podem se alimentar melhor e ainda vender a produção excedente”, explica.

Na região de Londrina, os municípios prioritári­os são Tamarana, Alvorada do Sul e Centenário do Sul. A coordenado­ra do Cras (Centro de Referência de Assistênci­a Social) em Alvorada do Sul, Vanessa Solcia, ressalta que o trabalho é realizado por meio de reuniões com as famílias beneficiad­as, visitas domiciliar­es e avaliações do trabalho com os integrante­s dos comitês intersetor­iais.

Segundo ela, o último projeto desenvolvi­do, “Retrato da Família Paranaense”, melhorou a socializaç­ão entre os moradores. “São temas que surgem a partir do interesse dessas famílias. [...] A meta do Família Paranaense no município é atender, pelo menos, 120 famílias. Hoje 98 são beneficiad­as”, comenta. Aproximada­mente 40 famílias participam dos encontros mensais no Cras.

( V.C.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil