Folha de Londrina

Alunos abandonam o ensino médio

-

A cada ano, quase 3 milhões de jovens abandonam a escola no Brasil. Ao final deste ano letivo, portanto, um em cada quatro estudantes entre 15 e 17 anos de idade vai abandonar os estudos, não vai se matricular para o ano seguinte ou será reprovado. É o que apontou o estudo Políticas Públicas para Redução do Abandono e Evasão Escolar de Jovens, elaborado pelo Insper (Ensino Superior em Negócios, Direito e Engenharia) e divulgado no dia 17 de outubro.

De acordo com o estudo, há atualmente no Brasil cerca de 10,3 milhões de jovens entre 15 e 17 anos que, segundo a Constituiç­ão, deveriam obrigatori­amente estar frequentan­do a escola. Desse total, 1,545 milhão de jovens (15%) sequer vão se matricular no início do ano letivo. Dos 8,8 milhões de jovens que efetuam a matrícula, 721 mil (7%) vão abandonar a escola antes do final do ano letivo. Além disso, cerca de 515 mil (5%) serão reprovados por faltas. Como resultado dessa elevada evasão e abandono, apenas 6,077 milhões de jovens entre 15 e 17 anos (59% do total) concluem o ensino médio com no máximo um ano de atraso.

Além dos problemas que isso provocará para o futuro desse jovem, a evasão (ausência de matrícula no início do ano letivo) e o abandono escolar (desistênci­a durante o ano) dos jovens também implica em prejuízo econômico: cerca de R$ 35 bilhões por ano são desperdiça­dos no País por causa dessa realidade.

Paralelame­nte à divulgação do estudo, foi lançada uma plataforma que disponibil­iza dados sobre a evasão e o abandono e como combatê-los. O estudo Políticas Públicas para Redução do Abandono e Evasão Escolar de Jovens está disponível no site Galeria de Estudos e Avaliação de Políticas Públicas, o Gesta (www.gesta.org.br), que é organizado pela Fundação Brava, Instituto Unibanco e Instituto Ayrton Senna.

 ?? Arquivo Folha ??
Arquivo Folha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil