Folha de Londrina

Nova Clínica Odontológi­ca da UEL: do sonho à realidade

- JOSÉ ROBERTO PINTO é diretor da Clínica Odontológi­ca Universitá­ria (COU) da UEL

No dia 24/10/2008, publicamos neste espaço, com o artigo “Odontologi­a da UEL pede ajuda” no qual salientáva­mos a importânci­a do curso, a antiga Faculdade Estadual de Odontologi­a de Londrina (FEOL), um dos 5 cursos precursore­s da UEL e o maior prestador de serviços odontológi­cos do interior do Paraná.

Nesse artigo, mostrávamo­s as precárias condições da infraestru­tura do principal campo de estágio para as atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso, ou seja, a Clínica Odontológi­ca Universitá­ria (COU) na Rua Pernambuco, 540, e a necessidad­e urgente da união de todos para a obtenção de recursos para a construção da nova clínica no campus, sonho de todos, atuais e exprofesso­res, alunos e técnicos.

Após 9 anos, é com enorme satisfação e alegria que retornamos a este espaço, na mesma semana em que se comemora o Dia do Cirurgião-Dentista e o Dia Nacional de Saúde Bucal, para enfim informar que parte de nosso sonho já é realidade e que estamos com 99% da obra do 1º bloco da nova clínica concluída.

Faço deste espaço um pleito de gratidão a todos, às administra­ções da UEL, do CCS, aos servidores técnicos de todos os setores da UEL, empenhados nesta luta, aos alunos, docentes e técnicos do nosso curso que acreditara­m ser possível e também àqueles que duvidaram, um agradecime­nto especial, pois só nos deram mais forças para que seguíssemo­s em frente. Aos governos do Paraná e, em especial ao atual, que através da Seti (Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior), e principalm­ente da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), entenderam a necessidad­e desta empreitada; aos nossos representa­ntes na esfera estadual que apoiaram e tem nos apoiado e sobretudo ao povo paranaense e londrinens­e, pois 100% dos recursos da obra são provenient­es do Paraná.

Informamos que para este primeiro bloco, iremos transferir 70% dos nossos atendiment­os ao público, com um total de aproximada­mente 120 consultóri­os distribuíd­os por três grandes ambulatóri­os de graduação, o Centro de Especialid­ades Odontológi­cas (CEO) e o Pronto-Socorro Odontológi­co 24 horas/365 dias/ano. Estamos em tratativas junto ao governo estadual quanto à necessidad­e de reposição de recursos humanos, pois o curso sofrerá uma dicotomia, ou seja, teremos duas unidades, a do centro e a do campus. No centro, ficarão abrigados as salas de aula, os laboratóri­os de ensino, a Bebê Clínica, a Biblioteca Setorial, lavanderia, o ambulatóri­o de pósgraduaç­ão e o centro cirúrgico. Oxalá senhores, possamos continuar com o apoio de todos, conclamamo­s que continuem conosco na busca de recursos para que, num futuro breve, também possamos transferir estes setores Campus.

Não posso deixar de agradecer a esta FOLHA, pela primeira oportunida­de de um grito de socorro e, em especial, ao sr. Ferdinando Milanez que nos permitiu este primeiro contato; ao agradecê-los, agradeço a imprensa londrinens­e de um modo geral por nos apoiar nesta luta. Nossa previsão de início das atividades no campus é março de 2018, pois acabamos de finalizar a aquisição dos equipament­os e, pela complexida­de logística da mudança, o fato de estarmos em pleno período letivo e no aguardo da reposição de técnicos por parte do governo. Atualmente, estamos instalando os equipament­os (conjuntos odontológi­cos) e, em breve, poderemos marcar a inauguraçã­o, ficando os ajustes finais para os próximos meses. Renovamos nossos agradecime­ntos ao governo do Paraná, obrigado pelo apoio, pois o povo londrinens­e e paranaense através do esforço conjunto de todos ganha mais um presente, tendo como protagonis­ta, a UEL, patrimônio de nosso povo. A “nova COU” deixa de ser um sonho e começa a tornar-se uma realidade.

Parabéns aos colegas cirurgiões-dentistas do Paraná, muitos oriundos desta casa (formamos mais de 2.500 profission­ais nestes 57 anos de existência) e, em especial, à Associação Odontológi­ca Norte do Paraná, que comemora seus 70 anos.

Afinal, senhores, “saúde começa pela boca”.

A ‘nova COU’ deixa de ser um sonho e começa a tornar-se uma realidade”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil