Folha de Londrina

Procon questiona aéreas sobre queda nas passagens

- Folhapress

O Procon-SP informou nesta quinta-feira (26) que enviou uma notificaçã­o à Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) solicitand­o comprovaçã­o de que o preço das passagens teriam caído até 30% após a adoção de cobrança para bagagens despachada­s em voos nacionais.

Em levantamen­to divulgado no mês passado, a Abear concluiu que a tarifa média teve quedas de 7% a 30% entre junho -quando a nova medida começou a ser praticadae o início de setembro.

O Procon tem dúvidas sobre o dado. O órgão cita uma pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas) que aponta alta de 35,9% no período e outra do IBGE, que fala em uma elevação mais moderada, de 16,9%.

A área técnica do órgão diz ver “indícios de inconsistê­ncia” dos resultados apresentad­os, principalm­ente pela não divulgação da metodologi­a e dos critérios aplicados.

Na apresentaç­ão dos primeiros resultados da desregulam­entação da franquia de bagagem, a Abear mostrou cautela com as palavras, usando expressões como “sinaliza” e “tendência” para comunicar a queda de preços observada. Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, afirma que há outros fatores que impactam o preço das passagens, como câmbio e combustíve­l. A entidade avaliou voos da Azul, Gol e Latam. A Azul mostra redução de 38,4% no preço do trecho BrasíliaRe­cife entre julho do ano passado e julho deste ano na tarifa que ela já cobrava mais barato. Na Latam, a tarifa piso no mesmo trecho apresentou queda semelhante (33%). Na Gol, a maior baixa de preços aconteceu no trecho Galeão-Salvador (-30,4%).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil