Folha de Londrina

Se passar o CARTÃO, não passe dos LIMITES

Campanha online orienta cidadão sobre direitos e deveres, além de difundir informaçõe­s sobre as novas regras do crédito rotativo

-

OBC (Banco Central) e a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) firmaram acordo de cooperação técnica para promover ações coordenada­s nas áreas de educação financeira e de proteção aos usuários de serviços financeiro­s. A iniciativa faz parte do pilar Mais Cidadania Financeira da Agenda BC+.

O diretor de Relacionam­ento Institucio­nal e Cidadania do BC, Isaac Sidney, e o presidente da Abecs, Fernando Chacon apresentar­am a primeira ação da cooperação: uma campanha de utilidade pública online sobre o uso do cartão de crédito. A campanha ‘Se passar o cartão, não passe dos limites’ vai orientar o cidadão sobre direitos e deveres, além de esclarecer as novas regras do crédito rotativo.

Direcionad­a especialme­nte aos cidadãos adultos das classes C e D, camada mais vulnerável ao endividame­nto, a campanha promovida pelo BC e pela Abecs será 100% online, veiculada nas redes sociais, em portais de e-commerce e por redes de distribuiç­ão de conteúdo. A inserção já começou e vai durar até 11 de novembro. Além disso, serão disponibil­izadas nove videoaulas no canal da Abecs no YouTube .

“Queremos garantir a qualidade da inclusão financeira. Cada vez mais brasileiro­s têm acesso a produtos e serviços financeiro­s, mas isso requer também acesso à informação de qualidade que oriente sobre os direitos desses cidadãos ”, destaca Isaac Sidney.

Segundo dados da pesquisa mais recente da Abecs e do Instituto Datafolha, realizada em 2017, 21% dos entrevista­dos afirmaram que a última fatura de seus respectivo­s cartões de crédito está acima do que podem pagar. Desses que acreditam que suas faturas são altas para suas possibilid­ades, 33% pertencem às classes D e E. “A falta de educação financeira penaliza de forma mais intensa as camadas mais vulnerávei­s da população. Por isso, realizamos esta parceria com a Abecs”, afirma o diretor do BC.

TRANSAÇÕES

No primeiro trimestre de 2017, foram transacion­ados por meio de cartões R$580 bilhões, enquanto no mesmo período em 2013, o valor foi de aproximada­mente R$392 bilhões, conforme pesquisa da Abecs e do Datafolha. O número de transações saltou de cerca de 4,3 bilhões no primeiro trimestre de 2013 para 6,4 bilhões no primeiro semestre de 2017. “Esse valor pode chegar a 13 bilhões no final do ano. Esses números demonstram a importânci­a desse meio de pagamento ”, afirma Fernando Chacon, diretorpre­sidente da Abecs.

 ?? Arquivo Folha ?? Pesquisa feita pelo Datafolha mostra que 21% dos consumidor­es dizem que última parcela do cartão está acima do que podem pagar
Arquivo Folha Pesquisa feita pelo Datafolha mostra que 21% dos consumidor­es dizem que última parcela do cartão está acima do que podem pagar
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil