Folha de Londrina

CONHECIMEN­TOS GERAIS

Entre as 60 questões de Conhecimen­tos Gerais, havia perguntas sobre a tragédia da barragem de Mariana (MG) e febre amarela; candidatos considerar­am difíceis as questões de matemática

- Marian Trigueiros Pedro Marconi Reportagem Local geral@folhadelon­drina.com.br

- Candidatos considerar­am as questões de matemática as grandes vilãs da primeira fase do vestibular da UEL, que teve abstenção de 6,8%. Lista de aprovados sai em 17 de novembro e segunda fase será realizada no começo de dezembro.

Aprimeira fase do vestibular da UEL (Universida­de Estadual de Londrina), realizada nesse domingo (29), transcorre­u dentro da normalidad­e prevista pela organizaçã­o do concurso. Segundo a coordenado­ra da Cops (Coordenado­ria de Processos Seletivos), Cristiane Medina, do total de 22.035 de inscritos, houve abstenção de 6,8%, o equivalent­e a 1.499 pessoas. Um pouco acima do ano passado, quando houve um índice de 6,22%, representa­ndo 1.428 inscritos. “Os números são referentes a pessoas que não comparecer­am aos locais de prova dentro do horário previsto, seja por desistênci­a, atraso ou qualquer outro problema.”

A prova de Conhecimen­tos Gerais tinha 60 questões objetivas das áreas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia com o tema “Vida e Morte”. “As questões têm relação entre si, seguindo a mesma temática.” O gabarito provisório já está disponível no próprio site da Cops (www.cops.uel.br).

O resultado dos aprovados na primeira fase será divulgado em 17 de novembro e a segunda fase será realizada nos dias 3, 4 e 5 de dezembro com as provas de Línguas e Literatura­s, Língua Estrangeir­a e Redação; Conhecimen­tos Específico­s; e Habilidade­s Específica­s (Arquitetur­a e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico).

Para os vestibulan­dos ouvidos pela reportagem da FOLHA, a matemática foi a grande vilã da prova. As perguntas de física e química também foram apontadas como difíceis. “As questões de matemática vinham sempre com um texto e posteriorm­ente as indagações. Isso fez com que a resposta fosse interpreta­tiva e não somente com a conta para buscar o resultado”, contou Jaqueline Florencio, 16 anos, moradora de Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso, que prestou vestibular para Odontologi­a.

Nas questões da área de humanas, os filósofos Kant, Aristótele­s e Max Weber foram citados. Já nas indagações sobre atualidade, as perguntas exigiram dos estudantes conhecimen­to sobre a tragédia da barragem de Mariana (MG) e febre amarela. “Fiz para Direito e achei bem difícil as questões. Espero ir bem, mas não sei se será o suficiente”, reconheceu Jonatas Nascimento, 19.

O vestibular da UEL não deixou somente os estudantes ansiosos, mas também os pais. Muitos permanecer­am no campus, aguardando o fim da prova. Entre estas famílias, estava o casal Fábio e Simone Peres. De Avaré, no interior de São Paulo, eles trouxeram a filha, que tenta uma vaga em Fisioterap­ia. “Saímos de lá durante a madrugada para conseguirm­os fazer os cerca de 280 quilômetro­s a tempo. Foi uma escolha dela e precisamos dar todo o apoio. É o primeiro vestibular que ela faz e por isso ficamos na torcida”, destacaram.

Para que não ocorra nenhuma fraude, sobretudo eletrônica, durante a realização das provas a Cops organizou uma verdadeira “operação de guerra”. Além do 2 mil profission­ais envolvidos na aplicação das provas, como agentes, fiscais e monitores, outros 160 seguranças munidos de aparelhos e 150 fiscais com detectores foram espalhados nos 35 locais de prova num total de 361 salas.

ANO LETIVO

Por conta das greves que a UEL passou nos últimos três anos, o calendário passou por diversas adaptações a fim de comportar todo o conteúdo previsto. O ano letivo 2017, que iniciou em abril deste ano, segue até o dia 22 de dezembro e os alunos retomam as aulas no dia 7 de janeiro de 2018 para finalizar o calendário em 10 de fevereiro. O ano letivo de 2018 começa no dia 18 de março.

 ?? Ricardo Chicarelli ??
Ricardo Chicarelli
 ?? Ricardo Chicarelli ?? O tema central das questões da prova de ontem foi “Vida e Morte”; resultado da primeira fase será divulgado em 17 de novembro
Ricardo Chicarelli O tema central das questões da prova de ontem foi “Vida e Morte”; resultado da primeira fase será divulgado em 17 de novembro
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil