Temer co­me­ça a ti­rar car­gos de de­pu­ta­dos ‘trai­do­res’

Exo­ne­ra­ções vão atin­gir apa­dri­nha­dos de oi­to par­la­men­ta­res que vo­ta­ram pe­lo pros­se­gui­men­to da denúncia con­tra o pre­si­den­te

Folha de Londrina - - Política - Isa­do­ra Pe­ron Igor Ga­de­lha Agên­cia Es­ta­do Bra­sí­lia -

O pre­si­den­te Mi­chel Temer deu iní­cio às pu­ni­ções dos de­pu­ta­dos que vo­ta­ram con­tra ele na se­gun­da denúncia. O go­ver­no exo­ne­rou nes­sa se­gun­da-fei­ra (30) o di­re­tor de Ges­tão In­ter­na da Em­bra­tur, Tu­fi Mi­ch­reff Ne­to, apa­dri­nha­do do de­pu­ta­do Mau­ro Ma­ri­a­ni (PMDB-SC). A por­ta­ria foi pu­bli­ca­da no Diá­rio Ofi­ci­al da União.

No Pa­lá­cio do Pla­nal­to, oi­to de­pu­ta­dos fo­ram con­si­de­ra­dos “trai­do­res” na vo­ta­ção da se­ma­na pas­sa­da. Es­sa lis­ta é for­ma­da por par­la­men­ta­res que apoi­a­ram Temer na pri­mei­ra denúncia, mas vi­ra­ram a ca­sa­ca e vo­ta­ram pe­lo pros­se­gui­men­to da se­gun­da denúncia des­ta vez.

As exo­ne­ra­ções, num pri­mei­ro mo­men­to, de­vem se con­cen­trar nos apa­dri­nha­dos des­ses de­pu­ta­dos, e al­can­çar seis car­gos no se­gun­do e ter­cei­ro es­ca­lões do go­ver­no.

Nos pró­xi­mos di­as, Temer tam­bém de­ve exo­ne­rar os afi­lha­dos po­lí­ti­cos do de­pu­ta­do Jai­me Mar­tins (PSD- MG) no Mi­nis­té­rio da Ci­ên­cia, Tec­no­lo­gia, Ino­va­ções e Co­mu­ni­ca­ções.

Além de Jai­me e Ma­ri­a­ni, in­te­gram a lis­ta de “trai­do­res” do Pla­nal­to os de­pu­ta­dos Abel Mes­qui­ta (DEM-RR), Cí­ce­ro Al­mei­ra (PO­DE-AL), De­le­ga­do Éder Mau­ro (PSD-PA), Heu­ler Cru­vi­nel (PSD-GO), João Pau­lo Kleinü­bing (PSDSC) e João Cam­pos (PRB-GO)

Na se­ma­na pas­sa­da, a Câ­ma­ra re­jei­tou por 251 vo­tos a 233 a denúncia apre­sen­ta­da pe­la Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca con­tra Temer e os mi­nis­tros Eli­seu Pa­di­lha (Casa Ci­vil) e Mo­rei­ra Fran­co (Se­cre­ta­ria-Ge­ral da Pre­si­dên­cia). Os três eram acu­sa­dos de fa­zer par­te de uma or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa que des­vi­a­va re­cur­sos pú­bli­cos. O pre­si­den­te tam­bém foi acu­sa­do de obs­tru­ção de Jus­ti­ça.

AL­TA O pre­si­den­te Mi­chel Temer re­ce­beu nes­sa se­gun­da-fei­ra (30) a visita do pre­si­den­te em exer­cí­cio da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, Fá­bio Ra­ma­lho (PMDB-MG). O en­con­tro acon­te­ceu na re­si­dên­cia de Temer, na zo­na oes­te da ca­pi­tal pau­lis­ta, pou­co após o pe­e­me­de­bis­ta dei­xar o hos­pi­tal Sí­rio-Li­ba­nês, on­de se in­ter­nou no fim de se­ma­na pa­ra uma cirurgia de de­sobs­tru­ção da ure­tra.

Ra­ma­lho dis­se que o pre­si­den­te “es­tá mais jo­vem” e que os dois con­ver­sa­ram so­bre a se­ma­na de vo­ta­ções. Se­gun­do o de­pu­ta­do mi­nei­ro, o pre­si­den­te dis­se que pre­ten­de co­lo­car em vo­ta­ção no Con­gres­so al­gu­mas Me­di­das Pro­vi­só­ri­as (MPs), co­mo a do Fi­es e a que al­te­ra o mar­co da mi­ne­ra­ção, an­tes de vol­tar a dis­cu­tir Pro­je­tos de Lei. A ideia, se­gun­do Ra­ma­lho, é co­lo­car a MP da mi­ne­ra­ção até ama­nhã pa­ra vo­ta­ção.

Pa­ra que is­so se­ja pos­sí­vel, o de­pu­ta­do vai pro­cu­rar o pre­si­den­te do Se­na­do, Eu­ní­cio Oli­vei­ra (PMDB-CE), pa­ra que ele adie a ses­são do Con­gres­so e per­mi­ta à Câ­ma­ra apre­ci­ar as MPs.

CIRURGIA O hos­pi­tal Sí­rio-Li­ba­nês di­vul­gou na tar­de de on­tem o bo­le­tim de al­ta do pre­si­den­te Temer. No do­cu­men­to, foi in­for­ma­do que o pre­si­den­te de­ve pas­sar por uma re­a­va­li­a­ção de ro­ti­na em 30 di­as. (Co­la­bo­rou Mar­ce­lo Osa­ka­be/AE)

Hél­vio Ro­me­ro/Es­ta­do Con­teú­do

Mi­chel Temer, que dei­xou on­tem o Sí­rio-Li­ba­nês após uma cirurgia, dá o tro­co nos cha­ma­dos vi­ra-ca­sa­cas da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.