Folha de Londrina

Sine passa a emitir carteiras de trabalho

Acordo de cooperação com o Ministério do Trabalho tem o objetivo de reduzir a fila de espera para retirar o documento em Londrina

- Carolina Avansini Reportagem Local

Moradores de Londrina passam a contar com mais um local para retirar a carteira de trabalho na cidade. Começou a funcionar nesta segunda-feira (30) um ponto de emissão dos documentos na Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, localizada no Sine (Rua Pernambuco, 163). O novo ponto de emissão de CTPS (Carteira de Trabalho e Previdênci­a Social) foi viabilizad­o graças a um acordo de cooperação técnica entre a secretaria - que está cedendo dois funcionári­os para realizarem o serviço - e o Ministério do Trabalho e Emprego – que ofereceu treinament­o.

O acordo foi firmado em julho, durante fórum das reformas Trabalhist­a e da Previdênci­a Social promovido pelo Grupo FOLHA com presença do ministro do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira. A previsão é que em novembro o posto do Sine emita pelo menos 400 novas carteiras. Em dois meses, a expectativ­a é que sejam feitas entre mil e 1.500 CTPS por mês.

De acordo com o gerente regional do ministério do trabalho, Dorival Silvestre Arantes, a demanda do município é de duas mil carteiras mensais. Como o órgão atende Londrina e 99 municípios da região – cuja demanda é de cinco mil documentos -, há uma fila de espera de 2.700 pessoas que já agendaram atendiment­o e estão esperando para conseguir tirar a carteira. “Tentamos retomar esse acordo de cooperação por quatro anos, finalmente deu certo”, comemorou. Segundo ele, a maior espera ocorre no tempo de agendament­o. “Após o atendiment­o, a carteira sai em uma semana”, garante.

O prefeito Marcelo Belinati afirmou, durante a cerimônia de lançamento do serviço, que muita gente estava perdendo oportunida­de de trabalho por não conseguir tirar o documento. “Isso é inaceitáve­l na atual situação do país, que tem 13 milhões de desemprega­dos”, afirmou. De acordo com Belinati, muitos londrinens­es chegaram a ir para municípios no interior de São Paulo por causa da morosidade em Londrina. “A obrigação legal de emitir as carteiras é do ministério, mas estamos apoiando porque queremos oferecer mais conforto a quem está a procura de emprego”, reforçou.

O secretario municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, afirmou que começa a oferecer o serviço com dois funcionári­os, mas espera alocação de pelo menos cinco servidores para atingir a meta de emitir 1.500 documentos mensais. “Agora o Sine oferece serviço completo ao trabalhado­r, que pode tirar a carteira de trabalho, se candidatar a vagas de emprego e ainda conseguir microcrédi­to para empreender.”

Segundo ele, a secretaria oferta de 150 a 200 vagas de emprego por dia e, de segunda a quarta-feira, realiza uma média de 300 atendiment­os diários de pessoas em busca de colocação no mercado de trabalho. As vagas ficam disponívei­s no site da prefeitura (na aba da secretaria do trabalho) e também são postadas na página do órgão pelo Facebook. O agendament­o para obtenção da carteira de trabalho também pode ser feito no site.

A jovem Lorena Vitória de Oliveira Souza, 15, ainda não tem idade para trabalhar mas já aproveitou o primeiro dia de atendiment­o no Sine para solicitar a carteira de trabalho. “Quero estar com tudo pronto para quando eu tiver idade. Não quero perder oportunida­des”, disse ela, que considerou o atendiment­o rápido. “Minha irmã agendou e já viemos, foi tranquilo”, contou a garota, que ainda não sabe em qual área pretende atuar, mas espera estar com os documentos em dia para quando chegar a hora de entrar no mercado de trabalho.

O pai e a mãe de Marcinho vão olhar a crônica na parede e lembrar que o filho deles era uma pessoa querida

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil