Lon­dri­na tem 38km de ci­clo­vi­as e ci­clo­fai­xas

Folha de Londrina - - Cidades -

A im­plan­ta­ção de ci­clo­vi­as e ci­clo­fai­xas é te­ma que ge­ra de­ba­te en­tre a po­pu­la­ção. Em Lon­dri­na são

co­ber­tos e al­guns pon­tos fo­ram al­vos de dis­cus­são por par­te de mo­to­ris­tas que se in­co­mo­da­ram com as re­a­de­qua­ções das vi­as. Em ou­tros, ci­clis­tas exi­gem aces­so de qua­li­da­de .

A fal­ta de in­ter­co­nec­ti­vi­da­de é uma das quei­xas. “As pes­so­as vão per­ce­ber que a co­nec­ti­vi­da­de vai acon­te­cer, a in­ter­co­nec­ti­vi­da­de exis­te em pro­je­to”, de­fen­de Cris­ti­a­ne Bi­az­zo­no Du­tra, ge­ren­te de trân­si­to do Ip­pul (Ins­ti­tu­to de Pes­qui­sa e Pla­ne­ja­men­to Ur­ba­no de Lon­dri­na).

Al­gu­mas ci­clo­fai­xas da área cen­tral da ci­da­de tam­bém pos­su­em ho­rá­rio de fun­ci­o­na­men­to com tér­mi­no às 19h. A par­tir des­se ho­rá­rio, os car­ros po­dem usar o es­pa­ço pa­ra es­ta­ci­o­na­men­to. “Por en­quan­to não há de­man­da que jus­ti­fi­que o fun­ci­o­na­men­to 24 ho­ras; a par­tir de cer­to ho­rá­rio, o trá­fe­go cai e é pos­sí­vel que os mo­to­ris­tas

a via com os ci­clis­tas”, afir­ma a ge­ren­te. Na ave­ni­da Ma­dre Leô­nia Mi­li­to (zo­na sul), as re­cla­ma­ções vi­e­ram dos mo­to­ris­tas, já que a im­plan­ta­ção da ci­clo­via pro­vo­cou re­a­de­qua­ções pa­ra as con­ver­sões. Os pro­ble­mas, se­gun­do Du­tra, já fo­ram re­sol­vi­dos. Pa­ra a ge­ren­te, es­te é um dos prin­ci­pais obs­tá­cu­los que o ins­ti­tu­to pre­ci­sa en­fren­tar. “É a res­tri­ção por par­te das pes­so­as que usam o trans­por­te mo­to­ri­za­do in­di­vi­du­al, mes­mo não ten­do gran­de pre­juí­zo. Tal­vez as pes­so­as não es­te­jam vis­lum­bran­do que a bi­ci­cle­ta é um trans­por­te bas­tan­te viá­vel, que não po­lui, que é sau­dá­vel. A gen­te tor­ce pa­ra que as pes­so­as fa­çam mais uso des­se trans­por­te; quan­to mais os mo­to­ris­tas se acos­tu­ma­rem com os ci­clis­tas, mais o com­par­ti­lha­men­to se­rá na­tu­ral”, vis­lum­bra.

38 km de ex­ten­são com­par­ti­lhem

Gus­tA­vo CAr­nei­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.