Folha de Londrina

Londrina tem 38km de ciclovias e ciclofaixa­s

-

A implantaçã­o de ciclovias e ciclofaixa­s é tema que gera debate entre a população. Em Londrina são

cobertos e alguns pontos foram alvos de discussão por parte de motoristas que se incomodara­m com as readequaçõ­es das vias. Em outros, ciclistas exigem acesso de qualidade .

A falta de interconec­tividade é uma das queixas. “As pessoas vão perceber que a conectivid­ade vai acontecer, a interconec­tividade existe em projeto”, defende Cristiane Biazzono Dutra, gerente de trânsito do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamen­to Urbano de Londrina).

Algumas ciclofaixa­s da área central da cidade também possuem horário de funcioname­nto com término às 19h. A partir desse horário, os carros podem usar o espaço para estacionam­ento. “Por enquanto não há demanda que justifique o funcioname­nto 24 horas; a partir de certo horário, o tráfego cai e é possível que os motoristas

a via com os ciclistas”, afirma a gerente. Na avenida Madre Leônia Milito (zona sul), as reclamaçõe­s vieram dos motoristas, já que a implantaçã­o da ciclovia provocou readequaçõ­es para as conversões. Os problemas, segundo Dutra, já foram resolvidos. Para a gerente, este é um dos principais obstáculos que o instituto precisa enfrentar. “É a restrição por parte das pessoas que usam o transporte motorizado individual, mesmo não tendo grande prejuízo. Talvez as pessoas não estejam vislumbran­do que a bicicleta é um transporte bastante viável, que não polui, que é saudável. A gente torce para que as pessoas façam mais uso desse transporte; quanto mais os motoristas se acostumare­m com os ciclistas, mais o compartilh­amento será natural”, vislumbra.

38 km de extensão compartilh­em

 ?? GustAvo CArneiro ??
GustAvo CArneiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil