Folha de Londrina

Vendas nos supermerca­dos crescem 4,58% em setembro

O setor espera cresciment­o nominal de 8,34% nas vendas de final de ano

- Dayanne Sousa Agência Estado

Os supermerca­dos brasileiro­s registrara­m cresciment­o real de vendas de 4,58% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, conforme o Índice Nacional de Vendas da Abras (Associação Brasileira de Supermerca­dos). O resultado desconta a inflação do período, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

No acumulado do ano até setembro, as vendas reais registram alta de 1,11% ante igual período do ano anterior.

Em termos nominais, sem descontar a inflação, a alta na vendas foi de 7,25% em setembro ante igual mês de 2016. No acumulado do ano, as vendas nominais apresentam alta de 4,84%.

A Abras manteve em 1,5% a expectativ­a de cresciment­o de vendas reais para o ano 2017.

NATAL

Os supermerca­dos esperam um cresciment­o nominal de 8,34% nas vendas de final de ano em 2017 na comparação com o ano anterior, segundo dados da Pesquisa de Natal da Abras. Em termos reais, descontand­o-se a inflação, a expectativ­a é de cresciment­o de 0,27%.

O ânimo dos supermerca­distas este ano está um pouco menor do que em 2016. No ano passado, a expectativ­a era de alta de 0,67% em termos reais. Consideran­dose as vendas sazonais e não sazonais, o mês de dezembro do ano passado terminou registrand­o aumento real de 2,23% nas vendas.

A avaliação da Abras é que a maioria dos empresário­s do setor está cauteloso com as vendas de final de ano, embora tenha havido um aumento no número de empresário­s otimistas.

Em 2017, 54% dos supermerca­distas entrevista­dos na pesquisa projetam estabilida­de nas compras junto às indústrias e fornecedor­es, e 24% estão mais otimistas, e acreditam em vendas superiores em relação a 2016. No ano passado, esse porcentual que acreditava no cresciment­o de vendas era de 16%.

São Paulo -

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil