Folha de Londrina

Um anjo dos diabos

Escritora e ilustrador­a Angela-Lago, falecida na semana passada, deixou uma obra inovadora na literatura infantil brasileira

- Marcos Losnak Especial para a Folha2

No último dia 22 de outubro a literatura infantil brasileira perdeu uma de suas grandes autoras, a escritora e ilustrador­a Angela-Lago. Nascida em Belo Horizonte em 1945, faleceu vítima de uma embolia pulmonar antes de completar 72 anos de idade.

Com mais de 30 títulos publicados, Angela-lago realizou uma série de inovações na interação entre texto e imagem em livros voltados às crianças.

Inovou também em relação às temáticas. O melhor exemplo está na maneira como abordou temas sobre a morte e o diabo. Sua abordagem evidencia o caráter mitológico e folclórico a partir do bom humor. O susto e o medo dão lugar ao riso.

“Sete Histórias Para Sacudir o Esqueleto” e “Muito Capeta”, são obras que sintetizam a literatura criada por Angela-Lago. Lançados pela editora Companhia das Letrinhas, os dois livros trazem histórias que trocam o medo pelo sorriso.

“Muito Capeta” traz histórias onde a figura do diabo, apesar de colocar em prática as mais espertas estratégia­s de maldade, sempre entra pelo cano. Em outras palavras, o chifrudo se dá mal diante da esperteza humana.

“Sete Histórias Para Sacudir o Esqueleto” traz contos repletos fantasmas, esqueletos, defuntos, cemitérios e outras coisas de arrepiar. Através do humor e do suspense, a morte é desmascara­da em seu teor imaginário assustador.

Angela-Lago também é autora de vários livros de narrativas puramente visuais. O mais conhecido deles, “Cena de Rua”, publicado pela editora RHJ, retrata o dia a dia de uma criança vivendo e trabalhand­o na rua. A obra ganhou seis prêmios literários, entre eles o Jabuti.

Sobre seu próprio nome (alterado em 2005 de Angela Lago para Angela-Lago), a escritora e ilustrador­a brincava: “Não sei por que resolveram me chamar de anjo. Esse diabo de nome me dá um trabalho que vocês nem imaginam.”

 ?? Divulgação ?? Angela-Lago: escritora e ilustrador­a inovou também nas temáticas dos livros infantis
Divulgação Angela-Lago: escritora e ilustrador­a inovou também nas temáticas dos livros infantis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil