Folha de Londrina

Manual ignorado, prejuízo dobrado

Desconheci­mento do conteúdo da publicação gera despesas extras e risco de acidentes

-

tem menos desgaste. “Muitos clientes se surpreende­m em ter quer trocar o óleo porque dizem rodar apenas na cidade. Só que o movimento de andar e parar constantem­ente exige muito mais do veículo do que o fluxo mais contínuo em uma estrada”, conta.

Outro recurso usado pela concession­ária para driblar a falta de leitura é convidar os clientes a participar­em de cursos rápidos de mecânica, de quatro horas de duração. “Faz 10 anos que promovemos tanto o cursos geral quanto o de turmas para mulheres e sempre damos um jeito de trazer informaçõe­s contidas no manual do proprietár­io.”

FUNCIONALI­DADES

Entre outras coisas, a falta de conhecimen­to do conteúdo dos manuais pode provocar redução da vida útil de alguns componente­s e aumento no consumo de combustíve­l por perda de performanc­e

O professor da UTFPR Jorge Luiz de Sá Riechi ressalta que, com as novas tecnologia­s embarcadas, não ler o manual pode fazer o proprietár­io pagar por funcionali­dades sem usá-las. “São muitos os recursos oferecidos e que poupam trabalho ao motorista, como mecanismo que auxilia no estacionam­ento do veículo, que os donos acabam deixando de lado por não lerem o manual”, constata.

Além de pagar para não usar, quem desconhece o conteúdo do manual do proprietár­io encurta a vida útil do veículo. Pneus, por exemplo, deveriam ser calibrados todas vez que o carro é abastecido. “Também é no manual que se descobre qual o limite de carga que cada pneu suporta, justamente para não estourar. E um detalhe pouco conhecido: a necessidad­e de rodar 600 quilômetro­s para um encaixe perfeito do pneu para proporcion­ar segurança a quem partir em viagem longa”, ressalta Carlos Bezerra.

Ele diz que muitas pessoas trocam o pneu justamente para viajar sem levar em conta essa quilometra­gem de ajuste. “Isso sem contar que há uma otimização do combustíve­l quando o carro é utilizado de forma adequada”, complement­a.

 ?? Ricardo Chicarelli ?? Para os donos dos carros mais modernos, não ler o manual significa “pagar para não usar”
Ricardo Chicarelli Para os donos dos carros mais modernos, não ler o manual significa “pagar para não usar”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil