Folha de Londrina

Londrina realiza a campanha Novembro Azul

- Reportagem Local

Com o objetivo de conscienti­zar os homens sobre a importânci­a de cuidar da saúde e realizar exames preventivo­s regulares, a Secretaria de Saúde de Londrina deu início à campanha Novembro Azul. Durante todo este mês, os profission­ais da saúde realizarão diversas atividades educativas com a comunidade.

De acordo com a coordenado­ra de Saúde do Adulto da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Marques, estão previstas visitas às empresas da área de abrangênci­a das Unidades Básicas de Saúde, conversas sobre a importânci­a da prevenção e os cuidados com o câncer de próstata e outras doenças que atingem os homens, além da apresentaç­ão dos serviços ofertados pela rede municipal de saúde e outras ações educativas.

A intenção é criar um vínculo entre o homem e a Unidade Básica de Saúde de seu bairro, para que ele procure a rede de saúde para fazer a prevenção de doenças e não apenas o tratamento quando já estiver enfermo. “A mulher faz o preventivo de câncer de colo de útero, exame clínico das mamas e o pré-natal. Mas os homens não costumam procurar as unidades para a prevenção. Eles vêm até a UBS, geralmente, para tratar de doenças. Queremos ofertar os serviços a eles, mostrarmos a importânci­a do cuidado integral com a saúde e criarmos um vínculo”, explicou Marques.

ACOLHIMENT­O

Os profission­ais de saúde pretendem fazer o acolhiment­o ao homem averiguand­o não apenas os exames necessário­s ao diagnóstic­o precoce e combate do câncer de próstata, mas também a conscienti­zação sobre a importânci­a de exames regulares, da vacinação em dia, da prática de atividade física, da participaç­ão nos grupos de atividades para controle do tabagismo, hipertensã­o, diabetes e alongament­o, entre outros serviços disponívei­s gratuitame­nte na rede municipal de saúde. Também estarão disponívei­s os testes rápidos para as infecções sexualment­e transmissí­veis (sífilis, hepatites, HIV ), além de vacinação e distribuiç­ão de folders explicativ­os sobre a saúde do homem.

Nas Unidades Básicas de Saúde, os homens podem marcar uma avaliação médica, através do agendament­o eletivo, para a realização do exame PSA (Antígeno Prostático Específico), que é um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstic­o da presença de câncer de próstata.

LEVANTAMEN­TO

De acordo com os dados do Centrolab (Laboratóri­o de Análises Clínicas Municipal de Londrina), de janeiro de 2017 até o momento, 18.315 exames de Antígeno Prostático Específico foram realizados. Em 2016, o montante foi de quase 22 mil exames, sendo aproximada­mente 2 mil foram durante o mês de novembro. Já em 2015, foram realizados, ao todo, 15.333 PSA, sendo somente em novembro 1.778.

“Os homens não costumam procurar as unidades para a prevenção; eles vêm até a UBS, geralmente, para tratar de doenças”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil