Folha de Londrina

Guerrero é pego no antidoping em jogo das eliminatór­ias

- Folhapress

O atacante Paolo Guerrero vai ter de cumprir 30 dias de suspensão preventiva. O jogador da seleção peruana e do Flamengo testou positivo no exame antidoping na partida entre Peru e a Argentina pelas Eliminatór­ias da Copa do Mundo. O motivo, de acordo com atleta e federação do Peru, seria o uso de um remédio para a gripe.

A expectativ­a é que a contra prova do exame saísse ainda nesta sexta-feira (3), porém não foi divulgada oficialmen­te qual a substância. A federação peruana divulgou um comunicado se solidariza­ndo com o jogador. Já se sabe, no entanto, que a substância encontrada na urina do atacante pertence à classe “S6 estimulant­e” da lista de proibições da Wada (Agência Internacio­nal Antidopin).

Responsáve­l pela comissão de dopagem da CBF, Fernando Solera tem informaçõe­s extraofici­ais que podem confirmar o uso de um medicament­o gripal. “Tenho uma informação extraofici­al de que ele estava gripado e tomou um remédio para gripe”, disse ao SporTV.

Apurações da reportagem dão conta de que Guerrero e federação peruana alegam o uso de um descongest­ionante nasal no período pré-jogo em Buenos Aires. Solera informou também que esteve em contato com o Flamengo e já se sabe que a contaminaç­ão não partiu do clube carioca.

Com a suspensão preventiva, Guerrero já fica fora das disputas do Flamengo na Copa Sul-Americana. O clube está na semifinal e enfrentará o Junior de Barranquil­la (COL). O mesmo caminho também deverá ocorrer via Fifa, com o peruano perdendo os jogos de sua seleção na repescagem das eliminatór­ias para a Copa do Mundo de 2018.

O Peru enfrentará a Nova Zelândia nos dias 11 e 15 de novembro valendo uma vaga no Mundial da Rússia.

Procurada pela reportagem, a Fifa informou por meio de um porta-voz que não pode fazer nenhum comentário no momento, pois este ainda é um assunto em andamento.

Guerrero já não joga contra o Grêmio, neste domingo, Às 17h, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil