Folha de Londrina

CLÁUDIO HUMBERTO

-

A inesperada cirurgia de Temer poupou o Brasil da visita de Evo Morales

Temer deveria recusar a visita de Evo Morales

A inesperada cirurgia do presidente Michel Temer gerou uma notícia positiva: poupou o Brasil da visita do presidente cocaleiro da Bolívia, Evo Morales, que surrupiou uma refinaria da Petrobras, onde os brasileiro­s otários investiram mais de R$5 bilhões. Pior: o afano contou com a anuência do então presidente Lula, conforme ele mesmo lembrou ao ser visitado por integrante­s do governo boliviano. Com a cirurgia, a visita de Morales foi “adiada”. A nova data não foi definida.

Dinheiro fez falta

O Brasil desperdiço­u na refinaria boliviana dinheiro suficiente para construir ao menos 770 escolas de grande porte e 230 hospitais.

Lula foi avisado

Em vídeo com o vice-presidente boliviano, Lula contou ter sido avisado por Morales, ainda candidato, que nos tomaria a refinaria da Petrobras.

Ninguém aceitaria

Lula até elogia adversário­s no vídeo, ao afirmar que a “elite retrógrada” não aceitaria, como ele aceitou, a tunga da refinaria de R$5 bilhões.

Déficit democrátic­o

Se não pelas afrontas ao Brasil, Morales deveria ser persona non grata por “déficit democrátic­o”: ele subjugou a Bolívia ao seu autoritari­smo.

ANS multou apenas 0,001% dos planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementa­r (ANS) afirma em nota que “monitora e fiscaliza” os planos de saúde, mas admite que somente conseguiu ver ilegalidad­es no reajuste de irrisórios 881 (0,001%) dos mais de 47 milhões de planos de saúde e 22,6 milhões de planos odontológi­cos, este ano. De forma inescrupul­osa, empresas do setor até dobram o valor da mensalidad­e, mas, segundo a ANS, planos com até 30 segurados aplicam reajuste único, independen­temente da idade.

ANS não incomoda

Apesar de afirmar que fiscaliza operadoras, nenhuma multa aplicada pela ANS é oriunda de investigaç­ão; apenas decorrem de denúncias.

Segurados indefesos

Em contratos de planos com mais de 30 beneficiár­ios, os aumentos são “liberados” pela ANS e o segurado que não o aceita vai para o SUS.

Que vergonha, ANS

Sobre planos individuai­s, a ANS diz que ainda existem, mas a oferta é “prerrogati­va das empresas”. Bancada pelo contribuin­te, lava as mãos.

Bola cheia

Após vencer denúncias de corrupção na Câmara e várias votações difíceis, e agora reconhecid­o até pela Folha como o presidente mais eficiente na relação com o Congresso desde 1995, a aprovação da reforma da Previdênci­a parece mais factível do que nunca.

Mensagem no zap

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, recebeu ministro Torquato Jardim ( Justiça) mensagem de Whatsapp afirmando que sua denúncia contra a polícia expressa apenas uma “opinião pessoal”.

Censura, não, ministro

É vergonhoso que o Ministério da Educação, chefiado pelo democrata Mendonça Filho, ceda à pressão da patrulha ideológica e vá à Justiça para manter a censura a um garoto que tomou nota zero na redação por expressar uma opinião com a qual seu professor não concordou.

Sim, sou presidenci­ável” Ministro Henrique Meirelles (Fazenda), admitindo disputar a sucessão de Michel Temer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil